Portal V1

Prefeitura aumenta taxa de iluminação em 37%, vereadores reclamam

10/08/2011

prefeito Alcântara

A Prefeitura de Valença aumentou em 37% a taxa de iluminação publica no município. O Decreto Municipal 023/2011 de junho, somente agora foi enviado ao Poder Legislativo. A decisão de aumentar a taxa de iluminação publica veio depois que a população começou a denunciar o aumento nos meios de comunicação. Em maio, a prefeitura não conseguiu a aprovação na Câmara Municipal do reajuste da taxa de iluminação e um mês depois baixou um decreto aumentando a taxa de iluminação sem dar nenhum conhecimento aos vereadores.

“O prefeito esperava que a população pagasse o aumento e não reclamasse” disse o vereador Joaquim Filho, que entrou com um requerimento nesta segunda-feira (08) pedindo que o Ministério Publico veja a legalidade do decreto municipal.

No requerimento, o vereador também contestou o valor de 37% usado pela prefeitura para calcular o reajuste “A prefeitura usou como base de calculo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2006 para reajustar a taxa, mais no período citado pela prefeitura, o índice foi de 27% e não de 37%” explicou o vereador.

A presidenta Ielva Melão lembrou que a prefeitura pode aumentar as taxas, no entanto lamentou a falta de comunicação com o Poder Legislativo. Ela ressaltou o posicionamento dos vereadores valencianos em não aprovar o reajuste pedido pela prefeitura no primeiro semestre o que ocasionaria mais encargos ao cidadão valenciano.

No requerimento Joaquim Filho pediu que a promotora determine a suspensão imediata da cobrança de iluminação publica da zona rural uma  vez que a Lei 1037/2005 isenta esses consumidores, mais na prática isso não vem acontecendo. O requerimento recebeu votação unânime do plenário.

Compartilhe

3 Comentários

  1. francisco otavio em 11/08/2011 às 10:10

    Iluminação publica em Valença não exsite a mairoia dos posptes não tem luz, a energia osila a todo instante.
    Como pode auemntar a energia? Eleições estão chegando.

  2. James em 11/08/2011 às 11:51

    arri egua!! isso é arrumação de final de mandato…ow prefeitão bommmm..kkkk
    afff isso é valençaaa

  3. Irlany em 11/08/2011 às 14:34

    Nossa totalmente ilegal a imposição de taxa para este serviço.
    até onde eu sei as ruas da cidade são uma verdadeira escuridão. Eleitores prestem atenção!!!! LEMBREM DISSO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.

Deixe seu comentário