Portal V1

Prefeitura Decreta Situação de Emergência em Valença

15/03/2012

Devaldo Nunes presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

O prefeito de Valença do Piauí Francisco Alcântara decretou Situação de Emergência em todo município. A decisão foi tomada após uma reunião nesta quarta-feira (14) na prefeitura municipal que contou com a participação da presidenta da câmara Ielva Melão, coordenador municipal da Defesa Civil Mauricio Soares, Devaldo Nunes presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Roberto Nogueira do IBGE, entre outros.

Na reunião foram apresentados os números que constatam a escassez de chuvas em todas as regiões do município. Após a leitura dos números aconteceu o entendimento para que a prefeito municipal decretasse situação de emergência afim de que se abra a possibilidade de entrada de recursos dos governos estadual e federal para a nossa cidade.

Uma das primeiras ações já executadas pelos governos foi à liberação do Garantia Safra para os 1.022 agricultores beneficiado com programa em Valença do Piauí. Devaldo Nunes (foto) presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais informou que houve perdas significativas esse ano. “Tivemos uma perca de 80% no plantio do arroz, 90% no milho, 70% no feijão e 70% na área plantada de mandioca, ou seja, dentro de dois anos já teremos esse prejuízo” afirmou.

Na terça-feira (13) o governador Wilson Martins esteve reunido com o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra relatando as dificuldades enfrentadas pelos piauienses com o decreto de Valença sobe para 43 o numero de municípios em situação de emergência no estado.

Entre as alternativas apontadas pelo governo federal está a implantação do Cartão Defesa Civil que permite a compra de cestas básicas e pagamento de carros-pipa pelo governo do estado, além da construção de barraginhas, pequenas adutoras, poços dentro do Programa Água para Todos.

Compartilhe

2 Comentários

  1. Junior Santana em 15/03/2012 às 10:44

    Em Valença precisa decretar estado de emergência, calamidade pública é em tudo e não só na lavoura, está precisando de ajuda pra tudo pois essa cidade respira através de aparelhos. DECRETA LOGO PREFEITO.

  2. João antonio em 15/03/2012 às 12:28

    Faz tempo que ela está em situação de emergência!

Deixe seu comentário