Prefeitura não informa critérios e projeto das casas é reprovado
A Prefeitura de Valença não recuou e a Câmara Municipal rejeitou o Projeto que autoriza o município a desenvolver ações do Programa Minha Casa Minha Vida. A votação aconteceu na noite desta segunda-feira (18) durante sessão ordinária do Poder Legislativo. Os cinco vereadores da oposição Ielva Melão, Gilmar Barbosa, Joaquim Filho, Tico Adriano e Lindomar Amâncio tiveram votos contrários ao projeto, sob a alegação de que a prefeitura municipal não informou ao Legislativo Municipal, os procedimentos que foram usados para a escolha das famílias beneficiadas.
A oposição queria que a prefeitura informasse a relação das pessoas, que seriam beneficiadas e que o sorteio acontecesse em um evento publico para dar direito a todos. No plenário, os vereadores relataram que foram procurados por pessoas que pediram para que o projeto fosse aprovado, uma vez que já teria a garantia de que seria beneficiada.
Segundo a oposição, as casas já teriam sido indicadas por aliados da prefeitura, o que prejudicaria as demais pessoas que também estão aptas a ser beneficiadas. Os vereadores reclamaram da forma obscura em que a prefeitura vem tratando a questão.
O vereador Lindomar Amâncio afirmou que não consegue entender as atitudes da prefeitura, se de um lado o município usa todo o poder para persuadir a votação do projeto da construção das casas destinadas a Valença.
Do outro vem se negando a facilitar a construção de 200 casas do Residencial Wilson Martins Filho ao lado da Praça do Milênio projeto idealizado pela Fundação Raul Alencar, que espera apenas a liberação da licença ambiental que pode ser dada pelo município. Votaram com o projeto os vereadores Ceiça Dias, Walfredo Filho, Pedro Ribalta e Elizeu França.
Como a votação ficou empatada a presidenta Ielva Melão votou com a oposição. Como o projeto foi reprovado ele poderá ser colocado novamente em pauta no próximo período legislativo que começa em agosto. Segundo a oposição caso a prefeitura apresente o projeto depois das eleições e com a devida transparência ele será aprovado por unanimidade.
Weliton
Bom dia ! É uma pena um programa sério e de grande importância pra pessoas carente seja manipulado e assim favorecendo a quem muitas vezes não precisa tá na hora de acabar com esse monopólio o povo de valença merece melhoria já estou longe + acompanhando a todas as noticias inclusive politicas tô focado em vocês portalv1 parabéns pelas matérias …
Alan
Rapaz se a turma do prefeito quisesse construir essas casas eles teriam preparado a lista do possíveis beneficiados e fazer o sorteio de forma clara, como a oposição estava pedindo. A TURMA DO PREFEITO SÓ QUERIA COMPRA VOTOS OU TENTAR COLOCAR A POPULAÇÃO CONTRA OPOSIÇÃO!!!!! Já que eles querem tanto que a população ganhe casa por quê o prefeito não liberou a construção de mais 200 casas pela fundação Raul Alencar!? É muita DEMAGOGIA DESSA TURMA DO PREFEITO E SEU ….!!! Pra não falar no nepotismo escancarado!
Raimundo da Costa Macedo
É muito triste ver um projeto habitacional de grade importancia para o Brasil ser conduzido desta forma em Valença, onde muitas pessoas carentes necessitam de uma lar.
Senhor prefeito qual a dificuldade de se criar criteios transparentes para distribuição destas casas?