Portal V1

Professores do estado poderão iniciar ano letivo em greve

07/01/2010
Vista aérea de Valença

Vista aérea de Valença

Os professores da rede estadual de ensino poderão deflagrar greve e não iniciar o período letivo de 2010 na data prevista. O motivo da possível paralisação é o não cumprimento, por parte do governo do estado, de alguns compromissos firmados com a categoria. A informação é da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (SINTE-PI), Odeni Silva.

Dentre os compromissos, assumidos pelo governo, apontados pela presidente do Sinte está a implantação do piso nacional dos professores. “O valor do piso é de R$ 1.132,00, mas o governo só quer nos dá R$ 1.020,00. Não vamos aceitar”, disse.

Além disso, a categoria reivindica o pagamento dos salários atrasados do ano de 1994, referentes ao mês de dezembro e o 13º que não foram pagos naquele ano. Os professores reclamam ainda do não reajuste do salário família, neste mês de janeiro.

Odeni Silva informou que a categoria tem uma reunião marcada para a próxima semana com o secretário de educação, Antônio José Medeiros, para que o assunto seja discutido. “Caso não cheguemos a um acordo satisfatório para a categoria, entraremos em greve e não iniciaremos o ano letivo”, afirmou.

Além da assembléia, a categoria realiza reunião amanhã (08) com representantes de todo o estado, na qual será marcada data para uma assembléia geral, quando será decidido se a greve será deflagrada.

Fonte: acessepiaui

Compartilhe

Deixe seu comentário