Valença do Piauí, 18 de jun, 2024

Projeto de leitura incentiva habilidades criativas dos estudantes de Valença do Piauí

Uma ferramenta poderosa que permite expandir a criatividade, aprimorar a comunicação e transportar os leitores para mundos extraordinários, a leitura tem se tornado cada vez mais presente nas escolas da rede estadual de ensino.

Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria Antonieta de Valença do Piauí, tiveram a oportunidade de participar de um importante projeto desenvolvido pela escola para incentivar o hábito da leitura. Denominado Oficina de Leitura “Monteiro Lobato”, o projeto tem o objetivo de conscientizar os alunos a respeito da importância do ato de ler e de escrever, desenvolvendo a criatividade, valorizando a cultura e a literatura brasileira.

A professora de Língua Portuguesa e orientadora do projeto, Ana Lúcia da Silva, destaca que, na oficina, a leitura não foi apenas um ato solitário, mas sim uma experiência coletiva.

“Os participantes tiveram a oportunidade de explorar mundos mágicos, viajar por meio das palavras e desvendar enigmas escondidos entre as páginas dos livros, além da chance de compartilhar suas impressões sobre as obras, discutir temas importantes e trocar ideias que os enriqueceram tanto como indivíduos quanto como membros de uma comunidade leitora”, explicou a docente.

Os resultados do projeto foram apresentados em evento na biblioteca da escola. O encontro contou com nove ações de competência leitora, são elas: Jogral “O Encanto dos Livros”, com foco no escritor brasileiro Monteiro Lobato; Painel dos Valores, com exposição do conjunto de princípios e valores morais que orientam o comportamento humano; Produção de texto com rótulos; Apresentação teatral breve de uma cena do Sítio do Pica-pau Amarelo, obra clássica da literatura infantil brasileira criada por Monteiro Lobato; Restaurante literário, com um espaço onde os amantes da literatura puderam saborear deliciosos textos; Colmeia de textos literários, com um lugar para se conectar com outros leitores apaixonados; dentre outras atividades.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça a importância do incentivo da leitura nas escolas. “Acreditamos que a leitura é uma das ferramentas mais importantes para a formação do cidadão, seja para adquirir novos conhecimentos, ter pensamentos críticos, desenvolver habilidades criativas e também para poder se expressar melhor. Sempre buscamos incentivar projetos como esse que desafiam os estudantes a usarem suas habilidades criativas e que contribuem bastante para o incentivo constante da leitura”, declarou o gestor.

1 Comentário

Isabelly Carvalho

Eu era dessa peça, e gostei muito

23 maio, 2024 Responder