Portal V1

Projeto Minha Casa Minha Vida rende disputas em Valença

13/06/2012

Foi deflagrado na noite desta segunda-feira (11), mais uma disputa entre oposição e situação no município. A prefeitura de Valença tentou aprovar em regime especial projeto que autoriza o município a desenvolver ações do Programa Minha Casa Minha Vida. Pelo projeto seriam construídas 50 casas em Valença do Piauí. O xis da questão é que a Câmara Municipal solicitou a relação dos contemplados com o programa e a maneira de como a prefeitura iria realizar o sorteio das casas. Na discussão, a bancada da oposição queria que o sorteio acontecesse em um ato público, o que garantiria a lisura e a transparência do ato e daria chances iguais a todos.

A medida visa afastar as especulações de que a prefeitura iria ratear as casas entre suas lideranças políticas. O que na opinião da bancada oposicionista é injusto. Na oportunidade os vereadores Elizeu França e Ceiça Dias negaram qualquer tipo de indicação por parte de seus gabinetes. “Não sei se é porque eu tô saindo, eu não indiquei nenhuma casa” comentou o vereador Elizeu França em aparte do pronunciamento do vereador Joaquim Filho.

Nesta segunda-feira (12), os vereadores da oposição foram execrados na emissora local. As criticas foram tão direcionada que teve radialista que afirmou no ar que a Câmara Municipal não foi nem aberta. O detalhe é que o radialista esteve no plenário tirando fotos para colocar na internet.

O portalv1 consultou as últimas quatro sessões e descobriu que apenas os vereadores Ielva Melão e Lindomar Amâncio compareceram a todas elas. Os campões de falta no período foram os vereadores Joaquim Filho e Walfredo Filho que das últimas quatro sessões faltaram em duas. As ausências foram todas justificadas ao final das sessões pela presidenta Ielva Melão.

O projeto ainda pode ser votado restando apenas uma boa dose de bom senso entre as partes. De um lado a oposição em votar projeto e do outro a prefeitura em concordar em apresentar os nomes dos concorrentes e realizar o sorteio aberto para todos e não passar a impressão de que as indicações são cartas marcadas como suspeita a oposição.

Compartilhe

9 Comentários

  1. Daniel Sousa em 13/06/2012 às 09:25

    E sabe quando isso vai acontecer? Nunca! Essas casas iam ser rateadas entre a equipe de… e algumas pra comprar votos.
    Valeu vereadores da oposição, vcs foram demais.

    • cristina em 14/06/2012 às 08:17

      Não é assim não! O que me entristece é ver um vereador que é de origem humilde fazer um negógcio desses, logo ele!

  2. Klau Valença/Teresina em 13/06/2012 às 19:26

    Povo valenciano, estão querendo nos enganar de novo. Tanto tempo que ELES tinham para construir essas casas e resolveram fazer justamente às vesperas da eleição… O povo tem que ficar de olho. E sobre a emissora da CIDADE de Valença que vivi fazendo púlitica politiqueira, principalmente o radialista que se acha “destaque” tome cuidado fazer propaganda política em veículo de comunicação é crime. Por favor gravem os programas e denuciem ao TSE.

    • cristina em 14/06/2012 às 12:04

      Para que não sabe essas casas só seriam construídas em 2013.

      • Carmem em 15/06/2012 às 01:42

        Sim!! Mas já daria esperança para aqueles que teriam a casa prometida!! E pq eles não fizeram como a oposição sugeriu!! Fazer um processo claro de cadastro e sorteio!?

  3. Luiza em 14/06/2012 às 11:39

    E por que eles não fizeram o projeto que a oposição solicitou: fazendo um projeto que deixasse bem claro que as casas fossem sorteadas e que se fizesse um cadastro com asa possíveis pessoas carentes a serem beneficiadas? De duas uma, eles foram no vai que cola, pra ver se a oposição ia nessa chantagem e baixar a cabeça pra destribuição de casa por meio de compra de voto dos humildes e num jogo de cartas marcadas, ou então se a oposição se negar a votar no projeto e eles caírem com retaliação em cima se fazendo de bons moços! “os bem feitores que queriam dá casa pro povo e que a oposição, só por oposição se negaram!!” o … ainda fica fazendo cara de bom moço na foto, tudo planejado ate o fotógrafo era funcionário da rádio do gênero do prefeito!!!! SE TU , E QUIZESSEM REALMENTE CONTRUIR AS CASA PRO POVO, VOCÊS TERIAM CADASTRADO AS PESSOAS HIMILDES E FEITO O SORTEIO DE FORMA CLARA E PRA TODO MUNDO VER QUE O PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO ERA SEM CÁRTER POLÍTICO ASSIM COMO A OPOSIÇÃO SUGERIU!!!! Vocês tão metendo os pés pelas mãos, mesmo! Tão vendo a oposição cada vez mais forte e querem de qualquer maneira desestabilizar esse grupo que teve coragem de dizer não as atricidades que uma família tem feito com o restante da população Valençana.

  4. Raimundo da Costa Macedo em 16/06/2012 às 20:35

    Mais um capitulo de politicos inescrupulosos que se apoderam de programas sociais para tirarem proveitos e bancarem bons moços em vesperas de eleições usando como subtefugio a desculpa de que a oposição estar dificutando o processo.
    Senhores politicos de Valença do Piaui estes tipos de condutas adotadas é uma vergonha para um pais democratico que luta para inradicar a miseria, porem a maior dificudade é que a miseria tem sido o alimento de muitos politicos sem amor.
    Só através do voto consiente e sem beneficio proprio é que estes tipos de politicos podem serem inradicados de Valença e do Brasil.

  5. Gregorio da Silva em 17/06/2012 às 11:03

    Em poucas palavras: Valença é igual a um rabo de cavalo,só cresce para baixo, por causa desse politicos corrupto.

  6. João Mauticio em 17/06/2012 às 11:21

    Não é só construindo casas do Programa Minha Casa Minha Vida que vamos fazer com que a nossa cidade saia do atraso e apareça no senário e seja vista como uma cidade atraente para os empreendedores, existe muitos programas do Governo Federal que pode ser conveniados com os municípios; basta ser apresentado projetos com fundamentação que o dinheiro vem, quantas são as obras do PAC que existem em Valença? E quais são? Passou o tempo que se pegava dinheiro de qualquer jeito e não se prestava contas, chegou o tempo de se prestar conta do dinheiro que vem para os municípios através de bons projetos bem fundamentados.

Deixe seu comentário