Valença do Piauí, 26 de jan, 2021

Que tal mandar suas fotos do Orkut para o Facebook?

Um aplicativo promete facilitar a vida dos usuários de redes sociais. Nova ferramenta criada do Facebook, o Migrakut faz o serviço de transferir álbuns – e, futuramente, vídeos e recados – do Orkut para a rede social de Mark Zuckerberg.

O próprio Facebook chegou a criar um aplicativo para localizar amigos do Orkut, mas a ferramenta da vez não tem nada a ver com os profissionais da empresa. Um usuário da rede social, Rafael Zanoni, resolveu criar o Migrakut – no ar desde o feriado de carnaval -, que já conta com mais de 70 mil usuários ativos.

O processo é simples: o internauta acessa a página do aplicativo e clica no botão “entrar no aplicativo”. Em seguida, a ferramenta pede permissão para acessar a conta do Orkut e os álbuns. Ao conceder a permissão, o usuário irá visualizar seus álbuns e selecionar quais deseja transferir. Vale observar que todas as fotos são publicadas em um só álbum dentro do Facebook.

Como foi criado por um desenvolvedor que não tem ligação com o Google ou o Facebook, as empresas não podem ser responsabilizadas pelo seu uso. No site do Migrakut (www.migrakut.com), o desenvolvedor afirma que não armazena os dados (como login e senha do Orkut ou Facebook) dos usuários. Em breve, o Migrakut deve importar vídeos, comentários, scraps e depoimentos.

Apesar de contar com muitos usuários, o aplicativo ainda está em fase de testes e muitos acabam frustrados sem conseguir acessar a ferramenta. Os comentários na página do aplicativo se dividem entre os que adoraram o esquema — chegando a escrever sobre o “fim do Orkut” — e os que só chegaram na metade do caminho.

O aplicativo, porém, é uma preocupação em potencial para o Orkut. Segundo Alessandro Barbosa Lima, CEO da E-Life (consultoria especializada em redes sociais), a nova ferramenta é reflexo de uma tendência que detectada em 2010: o Orkut cresce em ritmo muito mais lendo do que o Facebook. Pesquisa da E-Life realizada entre 2009 e 2010 indica que o número de visualizações aumentou 30% no Orkut e 499% no Facebook.

“Esses números são significativos e mostram que existe uma tendência de migração para o Facebook, apesar de o Orkut ainda contar com o dobro de usuários do Facebook, no Brasil. Na internet, essa disputa vive sob o seguinte padrão: 20% das redes sociais vão agregar 80% dos usuários”, explica.

Os porta-vozes do Google no Brasil não quiseram comentar o novo aplicativo.

Fonte:O Dia Digital

0 Comentário