Portal V1

River abandona Campeonato; Elizeu: “PI estaria na Série Z”

12/01/2010
Presidente Elizeu Aguiar

Presidente Elizeu Aguiar

Depois de reunião que envolveu dirigentes do River Atlético Clube, o presidente Elizeu Aguiar confirmou a decisão coletiva de abandonar o Campeonato Piauiense 2010. O anúncio aconteceu após pouco mais de meia hora de reunião a portas fechadas. Ciente de que será criticado por imprensa e torcida, o dirigente afirmou que a diretoria está “cortando da própria carne”, mas todos serão compreendidos no futuro.

“Já que não se muda a Federação, nós vamos mudar o River. Vamos ser criticados pela torcida, pela imprensa, mas no futuro alguém dirá que dois jovens assumiram o River e deu certo”, disse Elizeu, que em entrevista de aproximadamente 10 minutos. Ele declarou que o clube manterá as categorias de base para tentar uma inédita classificação para a Copa São Paulo, emprestará seus jogadores, e se dedicará à construção do novo Centro de Treinamento.

A última vez que o River ficou fora do Estadual foi em 1995. No ano seguinte, retornou e foi cãmpeão. Mas Elizeu acha que o Galo pode ser mais que isso. “Desde 2001 estou na direção do River. Se estivesse dando certo nesses anos,  já poderíamos estar em uma Série B (do Campeonato Brasileiro). Mas se existisse uma Série Z, era onde o futebol do Piauí estaria”, declarou.

Além de Elizeu Aguiar, participaram da reunião o vice-presidente Jairo Cavalcante, os dirigentes Delson Castelo Branco e Franklin Kalume, o supervisor Evaldo Carvalho, e o diretor de Marketing Edmar Soares. O diretor Valdeci Cavalcante abriu o encontro realizado em seu escritório no bairro Ilhotas, e pediu licença para resolver outros compromissos, mas declarou que apoiará a decisão da reunião. Além disso, defendeu mudanças na Federação de Futebol do Piauí – FFP -, com eleições para nova diretoria.

Para deixar o campeonato, o River deve oficializar desistência junto à FFP e pedir licença de torneios da entidade por um ano. Com isso, o Galo está fora da Copa do Brasil de 2011, já que as vagas serão dadas ao campeão e vice do Estadual de 2010, além da Série D do Brasileirão de 2012, pois o campeão da Copa Piauí deste ano será o indicado.

Além disso, o retorno terá de ocorrer pela Segunda Divisão. Porém, Caiçara e Piauí, rebaixados em 2009, foram promovidos neste ano pela ausência de clubes que realizassem o torneio. Justamente o time de Campo Maior que anunciou desistência no domingo, e o rubroanil de Teresina que ainda estuda se disputará o Campeonato Piauiense. O início do torneio está marcado para 28 de fevereiro.

Compartilhe

1 Comentário

  1. gregorio veloso em 14/01/2010 às 08:25

    Excelente a decisao do Elizeu Aguiar de tirar o River do Estadual; esse campeonato não existe para o mundo futubolistico, é uma farsa para manter essa turma aí na FEDERAÇÃO. Valeu Elizeu, é melhor dessa forma, pode ser que estimule outros dirigentes.

Deixe seu comentário