Sarah Menezes se torna a primeira brasileira campeã olímpica como atleta e como treinadora
Sarah Menezes mais uma vez marcou seu nome na história do esporte olímpico do Brasil. Com a conquista da medalha de ouro de sua comandada Bia Souza nos jogos olímpicos de Paris, a atual treinadora da seleção feminina de judô se tornou a primeira brasileira campeã olímpica como atleta e como treinadora na história.
Sarah Menezes, hoje com 34 anos, foi a primeira campeã olímpica do judô brasileiro na olimpíada de Londres em 2012. Após ficar nas quartas de final na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 e não conseguir se classificar para a olimpíada de 2020 em Tóquio, Sarah encerrou a carreira de judoca para virar treinadora.
Sarah Menezes fez parte da renovação planejada pela CBJ para o ciclo de Paris, substituindo Rosicleia Campos para se tornar a treinadora da seleção feminina em dezembro de 2021.Na sua estreia olímpica como técnica, Sarah conquistou a primeira medalha olímpica com o bronze de Larissa Pimenta na categoria 52kg e agora, fica com o ouro na categoria acima de 78kg com Bia Souza.
Sarah ainda tem chances de conquistar a terceira medalha, em parceira com Kiko Menezes, técnico da seleção masculina. Ambos vão comandar a equipe mista que vai tentar o último pódio para o Brasil no judô neste sábado (3). “Oi Brasil, oi Piauí, estou aqui para dizer que estou muito feliz e realizada. Duas medalhas olímpicas, uma como treinadora e uma como atleta. Gostaria de agradecer a Larissa Pimentel, a Beatriz Souza e toda a equipe. Obrigada também pela torcida de todos vocês,” disse Menezes em um vídeo publicado no Instagram.