Valença do Piauí, 14 de jun, 2024

Saúde de Pimenteiras adere ao Programa de Controle ao Tabagismo

O município de Pimenteiras através da Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Programa Nacional de Controle ao Tabagismo oferecido pelo Ministério da Saúde. O programa foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (19) a população em solenidade realizada no Centro Cultural.

Durante o evento que contou com a participação de médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e agentes de saúde foram apresentados às metas do programa que tem por objetivo reduzir o número de fumantes, através de acompanhamentos desses profissionais que compõem o Grupo “Saúde mais perto de você”.

Na oportunidade foi realizado o processo de triagem, assim como exames de glicemia, medida da pressão arterial, entre outros.

Na solenidade presidida pelo secretário de saúde Rayon Mota foram ministradas palestras sobre as fases e atividades do programa.  

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de morte. Os malefícios do uso de derivados do tabaco vão desde câncer de pulmão e de outros cânceres, além de enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral, envelhecimento prematuro da pele. As complicações aumentam quando se está gestante.

0 Comentário