Valença do Piauí, 04 de dez, 2021

Secretaria de Agricultura de Pimenteiras realiza Dia de Campo. Veja fotos

 O dia de campo foi realizado na localidade Buriti e Assentamento Lagoa do Barbosa
O dia de campo foi realizado na localidade Buriti e Assentamento Lagoa do Barbosa

Foi realizado nas Comunidades de Buriti e Assentamento Lagoa do Barbosa, Dia de Campo sobre batata doce biofortificado, o evento foi teve inicio com uma palestra sobre o Projeto Produtores do Futuro, e teve como palestrante Dr. Marcos Jacob da EMBRAPA Mio Norte e o Secretário de Agricultura de Pimenteiras, Reinaldo Paiva, o projeto disponibiliza produtos como a batata doce, macaxeira, feijão e milho todos considerados biofortificados contem 20 vezes mais vitaminas que os produtos comuns são ricos carboidratos, ferro, zinco e vitamina A essencial para evitar problemas na visão.

O projeto foi implantado no município através de uma parceria entre Secretaria de Agricultura de Pimenteiras, EMBRAPA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pimenteiras. O Secretário de Agricultura de Pimenteiras, Reinaldo Paiva, falou que já são 6 unidades de multiplicações da batata doce biofortificada e 10 unidades de macaxeira biofortificada  em comunidades como Projeto Água Limpa, Buriti, Assentamento Lagoa do Barbosa, Assentamento Agua Limpa II e Assentamento Malhadinha, “Essas unidades são considerada unidades de multiplicações e a partir delas outras comunidades serão beneficiadas, a nossa meta é que todas as comunidades do município sejam atendidas com o projeto” frisou o Secretário Reinaldo Paiva.

Segundo o Secretário a produtividade na unidade da comunidade Buriti foi de 18.000 mil kg/há (dezoito mil quilos por hectares) e do Assentamento Lagoa do Barbosa a produtividade foi de 20.000 mil kg/há (vinte mil quilos por hectares), “os agricultores poderão vender a batata doce entre $ 2,00 a 3,00 o quilo” falou o Secretário. Além do Secretário de Agricultura Reinaldo Paiva participaram do evento o coordenador do projeto no Estado do Piauí, Dr. Marcos Jacob da EMBRAPA, O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pimenteiras, Antônio Ferreira, técnicos do EMATER de Pimenteiras, Assistente Social Camila Rosal da equipe do CRAS, alunos de escolas agrícolas e vários agricultores da região.

Na ocasião o Secretário de Agricultura entregou sementes de feijão biofortificado de variedades aracê e xixique, que são altamente resistentes à seca, pragas e doenças.

 

.
0 Comentário