Portal V1

Secretária de educação de Francinópolis participa de reuniões importantes

20/05/2020

Educação de Francinópolis

A Promotoria de Justiça da cidade de Elesbão Veloso realizou, na tarde do dia 14 de maio de 2020, uma reunião regional através de vídeo conferência com Dirigentes Municipais de Educação e coordenadoras pedagógicas (escolas da rede estadual) do Grupo Educacional – GE5 que compreende os municípios de Barra D’Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Tanque do Piauí e Várzea Grande. Representando o Ministério Público do Estado do Piauí na cidade de Elesbão Veloso, estava presente o Promotor de Justiça, Jose William Pereira Luz.

Objetivo da reunião foi buscar uma maior aproximação do representante do MPPI da cidade de Elesbão Veloso e os gestores de educação, tanto da rede municipal quanto estadual do GE5, para compartilhar informações acerca das ações que estão sendo implantadas e as dificuldades encontradas para o retorno das aulas na modalidade remota.

As atividades remotas, que começou em algumas cidades do GE5, foi a alternativa encontrada pelos gestores para manter as atividades escolares durante período de quarentena provocado pelo novo coronavírus.

Entre as recomendações do órgão estão: pensar em estratégias para garantir o acesso às atividades elaboradas a todos os alunos da rede de ensino; garantir que os objetivos educacionais de ensino e aprendizagem previstos nos planos de cada escola, para cada uma das séries (anos, módulos, etapas ou ciclos) sejam alcançados.

A Secretária de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, participou da reunião e ressaltou que é de fundamental importância a parceria com o Ministério Público que tem contribuído significativamente para a qualidade da educação pública de nossa região.

Retorno das aulas da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Francinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer – SEMEC, iniciou há cerca de duas semanas reuniões com equipe de gestores e técnicos pedagógicos para planejar uma eventual retomada das aulas da rede municipal na modalidade remota.

Na tarde de sexta feira (15), foi realizada uma web reunião que teve como objetivo discutir e orientar a equipe para a execução dos seguintes documentos: Instrução normativa, plano emergencial e guia para desenvolvimento de aulas remotas. Participaram da reunião a Secretária de Educação, Eliane Morais e todos gestores e técnicos pedagógicos de todas as escolas da rede municipal.

Já na tarde de segunda feira (18), houve a segunda reunião para tratar sobre o papel dos técnicos pedagógicos nas aulas – modalidade remota. Durante o encontro foi firmado o compromisso de realizar ainda mais ações que fortaleçam o ensino aprendizagem nesse momento tão difícil ao qual estamos passando.

“O foco do ciclo de reuniões é debater medidas e alinhar as diretrizes para minimizar os danos aos estudantes da rede municipal durante o período de pandemia, assim como pensar em caminhos viáveis para oferecer educação a distância”, destacou a Secretária de Educação, Eliane Morais.

Todas as medidas adotadas levarão em conta as determinações da OMS (Organização Mundial da Saúde), de forma a garantir padrões mínimos de segurança para todos durante a pandemia do novo coronavírus.

Reunião diretoria da Undime Piaui

A Secretária de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, participou de reunião como integrante da Diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) nesta terça-feira (19), por meio de videoconferência, para tratar da retomada das ações da instituição utilizando mediação tecnológica. Durante a reunião, foi apresentada ainda a prestação de contas do ano de 2019.

Uma das propostas apresentadas durante o encontro foi à viabilização da oferta de cursos via web conferências para que a Undime-PI possa continuar auxiliando os Dirigentes Municipais nesse período de pandemia. “Essa é uma situação extraordinária e que atinge a todos. A Undime deve seguir como um importante ponto de suporte para os DMEs, como sempre fez ao longo de sua história”, afirma a professora Érica Graziela Benício, presidente da Undime-PI e DME de Domingos Mourão.

Fizeram parte da pauta, ainda, temas como o projeto Undime em Rede, atuação das Coordenações Regionais e orientações jurídicas sobre contratações temporárias, aulas remotas, calendário escolar, prestação de contas, a cargo do assessor jurídico da instituição, Hans Kelsen.

Compartilhe

Deixe seu comentário