Portal V1

Secretarias de saúde e assistência social realizam ações em Pimenteiras

17/08/2017

Agosto Dourado

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em parceria com a Estratégia de Saúde da Família está visitando os bairros e zona rural de Pimenteiras com ações alusivas ao Agosto Dourado, dedicado ao incentivo à amamentação como o alimento exclusivo para os bebês durante os primeiros seis meses de vida.

As ações conta com uma equipe formada pela fonoaudióloga Suse Moura, nutricionista, Flávia Santos, psicóloga Marla Negreiros e a assistente social Alyne Fonseca, que realizam palestras sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da criança, distribuição da Cartilha do bebê saudável, entre outras atividades.

Em todas as palestras, as profissionais mostraram que o leite materno é rico em nutrientes e sais minerais e atende a todas as necessidades alimentares do bebê nos primeiros seis meses de vida. Além disse foi destacado que o ato de amamentar fortalece a relação entre o bebê e a mãe, relação importante no curso da vida.  

Paralelo às atividades do Agosto Dourado, a Secretaria de Saúde também realiza um completo acompanhamento com as gestantes pimenteirenses com a realização de palestras e exames que só terminam nos primeiros anos de vida da criança.

Secretaria de Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social de Pimenteiras juntamente com o CRAS e Conselho Tutelar estão percorrendo o município com a realização de palestras sobre a importância da família na escola e a educação no trânsito.

As ultimas atividades foram realizadas nas comunidades Curral de Pedras e Sitio das Onças. De acordo com a secretária de assistência social Marilucia Alexandre, as palestras são voltadas para alunos e professores, mais é aberta a toda comunidade.

A palestra sobre a educação no trânsito foi ministrada pelo subtenente da Policia Militar, Lino Soares que lembrou as regras e infrações de trânsito, especialmente no que se refere à condução de veículos por menores. A caravana de acordo com Marilucia Alexandre visitará outras comunidades e em setembro será realizado nos bairros da cidade.

Programa Hiperdia

A comunidade Mestiço recebeu na ultima terça-feira (15), a equipe do PSF 3 para uma animada e importante palestra para os hipertensos e diabéticos atendidos pelo Programa Hiperdia.

A equipe formada pelo medico Dr. Luan, enfermeira Luciana técnico de enfermagem João Manoel e os Acs Antônio Paulo, Francisca Alves, Osmar e Neuza falaram sobre a importância de uma alimentação saudável e dos benefícios e malefícios dos medicamentos de uso continuo.

Depois da palestra houve visita domiciliares para as pessoas, que não puderam participar, além da realização de atendimentos a comunidade em geral.

O secretário Rayon Mota destacou a importância desses contatos com a comunidade como forma de conscientização da importância da prevenção.

Compartilhe

Deixe seu comentário