Valença do Piauí, 18 de jun, 2024

Sefaz lança novo Siat Web, visando facilitar o acesso aos serviços para os contribuintes

A Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) inicia, a partir desta terça-feira (28), a implantação do novo Sistema Integrado de Administração Tributária – o novo Siat Web –,  o canal virtual oficial de atendimento aos contribuintes piauienses, onde ficam disponíveis os serviços tributários, seja por meio da consulta pública, que são aqueles visíveis para o público em geral, ou por meio da consulta privada, que são os serviços acessados apenas pelos contribuintes, por meio de uma senha de acesso.  

“O objetivo é concentrar em única plataforma todos os serviços disponibilizados aos contribuintes piauienses e demais interessados, agora de forma ampliada, utilizando soluções mais avançadas e de alta performance tecnológica. É um avanço que a receita estadual está realizando na modernização dos seus serviços”, explica o secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior. 

O novo Siat Web tem um portal próprio, que pode ser acessado pelo endereço https://siatweb.sefaz.pi.gov.br/portal-publico/, no local serão acessados todos os serviços ofertados, sendo alguns em ambiente público, a exemplo de certidão, documentos fiscais para pagamento do IPVA, ICMS e ITCMD (DAR Web), formulários Sefaz e outros em ambiente privado, para os contribuintes cadastrados. O acesso ao novo sistema também poderá ser realizado por meio do banner novo Siat Web, disponível no site da Sefaz www.sefaz.pi.gov.br.

“Portanto, agora estão disponíveis neste ambiente único tanto os novos serviços quanto os serviços atuais que ainda não foram redesenhados, de forma que todos os sistemas privativos, sejam novos ou legados, serão acessados por meio de uma única entrada. Em outras palavras, por meio de um acesso único, o usuário será direcionado, na transição entre o novo e o antigo, tanto às aplicações novas quanto às atuais, até que estas últimas sejam totalmente absorvidas pelo novo sistema”, explica o diretor da Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (Unitec), Januário da Ponte Lopes. 

Vale ressaltar que o acesso ao ambiente privado do novo Siat Web exige cadastro de acesso prévio e poderá ocorrer por meio do uso de certificado digital e/ou login-senha. O diretor da Sefaz destaca ainda que todos os credenciamentos e procurações, atualmente em vigor e realizados por meio da Agência Virtual de Atendimento (e-Ageat), continuam válidos para acesso ao ambiente privativo do novo Siat Web, restando ao usuário, legalmente obrigado ao Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), a assinatura de um Novo Termo de Credenciamento que será gerado pelo sistema no seu primeiro acesso.

Caso ocorra qualquer tipo de intercorrência relacionada à dificuldade de acesso ao novo Siat WEB, os contribuintes devem encaminhá-las pelo Fale com a Sefaz, por meio da atendente virtual Teresa, que terá uma equipe preparada para atender e sanar as demandas. “O propósito da Sefaz é potencializar a disponibilização de autosserviços, buscando a excelência nas relações com seus contribuintes, otimizando o seu tempo, facilitando a solução dos seus problemas e reduzindo o custo-Brasil, contribuindo, desta forma, para o fiel cumprimento de suas obrigações tributárias”, ressalta Januário Lopes.

0 Comentário