Valença do Piauí, 27 de set, 2021

Seminário sobre a Cajucultura será nesta sexta em Valença

Valença do Piaui

O Campus Valença do Piauí, em parceria com o Projeto Viva o Semiárido e o Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável Vale do Sambito, realiza no dia 27 de abril, o “I Seminário de Cajucultura do Vale do Sambito”, com o intuito de fortalecer a Cajucultura regional.

O evento será realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença do Piauí, e a programação contará com temas como aquisição institucional de produtos da agricultura familiar, beneficiamento do caju, comercialização de produtos da agricultura familiar, controle de pragas e doenças e relatos de experiências de jovens ligados a agricultura familiar.

“A cultura do caju apresenta boa adaptabilidade à região do Semiárido do Nordeste do Brasil, no entanto os produtores encontram dificuldades ao longo do ano, tais como baixos índices produtivos, problemas com pragas e doenças, falta de conhecimento sobre o beneficiamento, além dos gargalos encontrados no momento de comercializar seus produtos. Desta forma, pretende-se fornecer informação técnica relacionada a produção de caju, alternativas de industrialização do mesmo, bem como melhorar a comercialização, envolvendo e fortalecendo todos os elos da cadeia produtiva da cultura do caju na região do Vale do Sambito”, explicou o diretor geral do campus, Antenor Fortes de Bustamante.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas on-line ou no local do evento.

 

Confira a programação completa.

Das 7h30 às 8h – Solenidade oficial de abertura do evento

 Das 8h às 8h45 – Flávio Sousa Santos (IFPI)  – Aquisições institucionais de produtos da agricultura familiar

 Das 8h45 às 9h30 – Ana Cristina Barra Teixeira Leal (Lili doces) – Beneficiamento do Caju

Das 9h30 às 10h – Leonardo dos Santos Sousa (jovem produtor rural)

Comercialização de produtos da agricultura familiar

Das 10h às 10h20 – Coffee Break

 Das 10h20 às 11h – Fabrício Alves da Silva Cortez e Emanuel Vieira da Silva (Estudantes) – relato da experiência de jovens ligados à agricultura familiar

 Das 11h às 12h – Francisco Elvis Ramos Vieira (IFPI) – Controle de pragas e doenças na cajucultura

Fonte: IFPI

0 Comentário