Servidores do hospital participam de oficina sobre comunicação

Servidores do hospital regional Eustáquio Portela participaram de oficina sobre comunicação com o objetivo de melhorar a comunicação entre os profissionais para um melhor atendimento aos pacientes. A oficina é patrocinada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), através da Ouvidoria do SUS.
A ouvidora do SUS no Estado, Margareth Eulálio participou das palestras e afirmou que muitos problemas podem ser resolvidos com uma boa comunicação entre os servidores.
“A comunicação precisa ser melhor colocada dentro do ambiente do hospital pra que o paciente não passe por nenhuma situação de risco. Nosso objetivo é trazer essa proposta de comunicação porque na ouvidoria à gente observa uma quantidade muito grande de reclamação e a gente percebe que a maioria das reclamações é pela ineficiência no processo de comunicação entre paciente e profissional e entre os profissionais de saúde” observou Margareth Eulálio.
A jornalista Fatima Oliveira da assessoria de comunicação do HGV afirmou que a oficina faz parte de um trabalho desenvolvido na SESAPI de implantação das 6 metas internacionais de segurança do paciente. “A Secretaria de Saúde está preocupada com a adoção das metas internacionais de segurança do paciente, que foi a segunda meta estabelecida. A boa comunicação vai viabilizar uma melhora no processo de trabalho e com essa melhoria ela vai reduzir os riscos que o paciente pode sofrer dentro do ambiente hospitalar” afirmou.
Essa comunicação segundo Fatima Oliveira atingirá todos os setores com a finalidade de qualificar o servidor a melhorar sua comunicação com os colegas e no preenchimento do livro de ocorrências e dos prontuários médicos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a falta de comunicação entre equipes de saúde é responsável por 60% de todos os eventos adversos que acontecem nos serviços de saúde. Sobre essas metas a diretora do hospital Lucilia Marreiros afirmou que o hospital regional já deu inicio aos protocolos de implantação das metas de segurança dos pacientes que foram divididas em seis metas. A comunicação é mais um procedimento vivenciado pelos servidores do hospital segundo a diretora.
Veja abaixo as seis metas internacionais.
1- Identificar Corretamente o Paciente: Confirme a identidade dos pacientes antes da realização de exames e procedimentos. Essa medida evita erros. Importante conferir mais de um dado do paciente para confirmar. Também deve-se colocar a pulseira ou etiqueta para melhor identificação.
2- Melhorar a Comunicação entre Profissionais de Saúde: Registre no prontuário o maior número possível de informações sobre o cuidado, procedimentos e condutas com aquele paciente. Atenção: As informações sobre o paciente, especialmente nos momentos críticos como transferência de unidade ou troca de plantão, confirme e certifique-se que as informações estão todas compreendidas.
3- Melhorar a Segurança na Prescrição, no Uso e na Administração de Medicamentos: Antes de administrar qualquer medicamento, certifique-se se paciente, medicamento, horário, via, dose e anotações estão corretos. Atenção aos medicamentos potencialmente perigosos e de alta vigilância, faça a dupla checagem. Utilize etiquetas auxiliares com cores ou sinais de alerta diferenciados.
4- Realização de Cirurgia Segura em Sítio Cirúrgico, Procedimento e Paciente Corretos: Antes de qualquer cirurgia, verifique o local, o funcionamento dos equipamentos e os procedimentos necessários. Atenção: Não esqueça de fazer o checklist cirúrgico e documentar no prontuário: avaliação pré-anestésica, anamnese, exame físico, consentimento informado e identificação precisa do paciente. Quando possível, envolva o paciente no processo.
5- Higienizar as Mãos Para Evitar Infecções: Adote a higienização correta e constante das mãos para prevenir infecções. Fique atento: Higienize as mãos antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente; após tocar superfícies próximas ao paciente.
6- Avalie o Paciente em Relação ao Risco de Queda e Úlcera por Pressão, Estabelecendo Ações Preventivas: Avalie os pacientes em relação ao risco de queda, bem como as instalações físicas e a assistência prestada. Atenção: Pacientes sob efeito de medicamentos precisam de atenção redobrada. Avalie o ambiente, as condições de acessibilidade e de locomoção de pacientes. Paciente e acompanhante devem receber orientações.
Fonte: OMS – Organização Mundial de Saúde