Portal V1

Sessão Solene: Dia Internacional da Mulher.

05/03/2009

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (04), sessão solene em homenagem ao dia Internacional da Mulher. A sessão foi presidida pela vereadora Ielva Melão e secretariada pela vereadora Ceiça Dias. A primeira a se pronunciar foi à diretora do CEPAVA Mauricélia Sousa, que relatou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres valencianas, principalmente as que ainda não conquistaram sua emancipação financeira “por não terem uma emancipação financeira para sustentar os filhos, muitas valencianas são violentadas pelos companheiros todos os dias é preciso que os poderes se juntem para amenizar esse problema” afirmou. Ela aproveitou a oportunidade para pedir que os vereadores elaborem projetos que ajudem essas mulheres a conquistarem a sua liberdade econômica, assim como pediu maior agilidade no julgamento de agressores femininos “há quanto tempo não temos um Júri Popular aqui em Valença?” perguntou.

Mauricelia Sousa

A segunda a se pronunciar foi à presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, advogada Rolândia Gomes, que falou das conquistas das mulheres e aproveitou para entregar um prêmio para a gerente regional de educação Francisca Iris, que segundo a mesma foi eleita pelos ouvintes do programa do radialista Lindomar Amâncio, como a mulher mais influente da cidade. Esmeraldina Sousa do CEPAVA, também se pronunciou na sessão e enumerou as conquistas femininas e a atuação do CEPAVA em Valença ao longo dos anos. Os vereadores Eliseu França, Valdefran Vieira, Ceiça Dias, Lindomar Amâncio e Ielva Melão usaram a tribuna para enaltecer a data.

 

 

Ceiça Dias agradeceu a iniciativa do ex-vereador José Gabriel Rodrigues pelo projeto que obriga o poder a realizar a sessão solene, enquanto o vereador Valdefran Vieira registrou a iniciativa da câmara na busca de melhorias para as mulheres, como a Delegacia da Mulher. O vereador Eliseu França parabenizou todas as mulheres especialmente as trabalhadoras rurais. Lindomar Amâncio terminou seu pronunciamento entregando um buquê de flores para as vereadoras Ceiça Dias e Ielva Melão e a uma mulher do auditório. A presidenta da sessão vereadora Ielva Melão em seu discurso destacou a participação das mulheres nos diversos setores da sociedade e falou da trajetória feminina no país “temos muitas conquistas, mas ainda há muito para conquistar” disse à vereadora que logo depois encerrou a sessão.  

Compartilhe

Deixe seu comentário