Portal V1

Terapeuta Luciana Martins fala sobre o Dia Mundial de Combate a AIDS

30/11/2010

O dia 1º de dezembro foi escolhido em uma grande Assembléia Mundial de Saúde com apoio da ONU como o dia Mundial de Combate a AIDS. Com o intuito de criar uma referencia e chamar a atenção de todos sobre os preconceitos, os estigmas a compreensão e conscientização sobre o vírus HIV. Em todo o Brasil nesta data irão acontecer manifestações, palestras educativas e outras ações realizada pelos profissionais de saúde com objetivo de conscientizar a população de que a prevenção é único remédio contra esse vírus que é transmitido através do contato sexual, pelo sangue, uso de drogas injetáveis através de seringas contaminadas, durante a gravidez no parto e aleitamento e por exposição a material contaminado. A grande luta é conscientizar a todos que a AIDS é uma doença infecciosa e não escolhe beleza, idade ou estado financeiro e que todos estamos sujeitos.

Mesmo assim com todas as campanhas em prol da prevenção contra essa doença que ainda não tem cura, são altos índices de pessoas contaminadas pelo vírus..

Esse ano o Tema da campanha é, “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids”, e tem como público principal os jovens de 16 a 24 anos. O objetivo é a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV e conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros, essa escolha foi feita baseada em dados do Ministério da Saúde que mostram uma pesquisa onde os jovens declaram a casualidade de parceiros e não o uso de preservativos em todas as relações sexuais. O tema é sério e merece toda atenção, sexo seguro é a melhor forma de se prevenir, quem ver cara não ver AIDS, a beleza muitas vezes pode esconder muitas coisas uma delas é o vírus HIV.

O Ministério da Saúde fará o lançamento da Campanha nesta quarta-feira dia 1º de dezembro que contará com a participação de 15 jovens soropositivos e 12 artistas e serão apresentados dados epidemiológicos de 2010.  Mesmo com todas essas campanhas a consciência tem que vir da cada um de nós, a AIDS, é uma doença infecciosa que pode demorar até 10 anos para se manifestar por tanto não dá pra saber quem tem o vírus e a pessoa portadora mesmo sem desenvolver os sintomas da doença pode transmitir o vírus, a prevenção e a conscientização são as únicas armas contra essa doença, faça sua parte previna-se.

Luciana Martins

Terapeuta Ocupacional

Compartilhe

1 Comentário

  1. Antonio de Araujo Bezerra em 13/02/2011 às 10:20

    toda minha familia e valençiana e gostei de ver esse site bombando adorei!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário