Valença do Piauí, 23 de maio, 2024

Trabalho da Carreta da mamografia foi concluído em Novo Oriente

A Prefeitura de Novo Oriente através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – Sesapi, concluíram nesta sexta-feira (13), mais uma etapa da Campanha Outubro Rosa que alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

” A gente está no mês do outubro rosa onde a gente enfatiza muito esse problema que a mulher é acometida, o câncer de mama, colo do útero e a gente sabe que é um dos câncer que mais mata a mulher hoje é o câncer de mama, ele é mais fácil de ser tratado mais desde que diagnosticado cedo, então essa carreta veio pra fazer um rastreio de mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos”, explicou a secretária municipal de Saúde, Socorro Veloso.

A secretária relatou alguns cortes na quantidade de exames feitos pela Sesapi devido a problemas técnicos, mas adiantou que as mulheres agendadas não serão prejudicadas.

“A carreta é para ficar quatro dias mais houve alguns cortes não só aqui pra Novo Oriente mais nos demais municípios que ainda estavam para ser contemplados, mas a gente já foi na secretaria, lá fomos bem recebidos e a promessa que a gente vai dar continuidade nesses exames, temos uma clientela de 80 mulheres por dia nesses quatro dias e vamos fechar com 340 exames”, afirmou.

Socorro Veloso conta que entre os problemas que dificultaram os atendimentos, o principal foi as quedas de energia.

Entre os problemas apresentados está a questão da oscilação de energia para sustentar os aparelhos, internet por exemplo. Devido a isso um gerador foi contratado para atender a demanda da carreta e assim concluir o atendimento no município”, disse a gestora da saúde que enfatiza todo o esforço do município para que o maior número de mulheres fossem contempladas haja visto a importância do exame.

“A gente passa sempre que as mulheres tenham cuidados de está fazendo o autoexame porque muitas vezes é descoberto pela própria pessoa”, afirmou.

0 Comentário