Portal V1

TSE julga recursos de subjúdice no Piauí em 2 semanas

09/10/2012

O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, José Ribamar Oliveira, confirmou hoje (08) que o Tribunal Superior Eleitoral deve decidir num prazo máximo de duas semanas a situação de três municípios do Piauí que ainda estão com eleição subjúdice.

Nas cidades de Valença, Prata e Santa Cruz dos Milagres candidatos a prefeito tiveram seus registros de candidaturas indeferidos pelo TRE e os recursos foram impetrados no TSE. Nesses casos, não houve substituição dos candidatos em tempo hábil.

José Ribamar Oliveira explica que os votos dados a esses candidatos só serão conhecidos após esse julgamento e, por enquanto, não são nulos. “Precisamos esclarecer que os votos não são nulos. Somente serão nulos se os recursos no TSE vingarem. Se os registros de candidaturas forem negadas, aí sim serão nulos. Porém, não se unem aos votos nulos daquelas pessoas que anularam na votação para dar voto de protesto. Os votos nulos são manifestaçaõ do eleitor e não serão computados”, disse o desembargador.

Logo após o conhecimento da decisão, o TRE abre as urnas e faz a recontagem dos votos. Só então, os votos computados serão dados aos candidatos com registro deferido pelo TSE.

Com informações do cidadeverde.com

Compartilhe

Deixe seu comentário