Valença de Luto: Morre Padre Marques
Atualização às 16h10
Familiares do Padre Marques divulgaram a programação do velório que antecede ao seu sepultamento que está marcado para às 17h dessa segunda-feira, 30 de janeiro.
Nesse domingo (29), o velório acontece em sua residência ao lado do hospital regional. Das 10 às 12 dessa segunda-feira (30), o velório será realizado na Igreja de São Raimundo Nonato. Das 12h às 14h no Colégio Santo Antônio.
Das 14 às 16h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, onde acontece a missa de corpo presente às 16h. As 17h passagem pela Igreja de São Benedito, seguido do sepultamento no Cemitério São Benedito em Valença.
A morte do Padre Marques como era de se esperar ganhou uma grande repercussão em Valença e na região. Pessoas comuns e autoridades manifestaram sua solidariedade pela passagem do padre que apesar da idade se mantinha lucido e participativo das celebrações aos domingos.
A prefeita Ceiça Dias decretou luto oficial no município por três dias em reconhecimento ao trabalho educacional e sacerdotal do padre que completou em dezembro 76 anos de vida sacerdotal.
Matéria original
Faleceu por volta das 12h deste domingo (29) em sua residência o Padre Raimundo de Oliveira Marques (Padre Marques) de 100 anos de idade. A morte foi confirmada pelo padre Klebert Viana que está ao lado da família tomando as providências para seu velório que inicialmente deve acontecer em sua residência e depois a expectativa é que o corpo seja velado na Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição. Ele iria completar 101 anos no próximo dia 13 de fevereiro. Aguardem novas atualizações. Veja seu pronunciamento durante a inauguração da Igreja de São Raimundo.
DADOS BIOGRÁFICOS:
13.02.1916 – NASCIMENTO
LOCAL – UNIÃO
1925 – PRIMÁRIO – ESCOLA MARIA DO LIVRAMENTO E
COLÉGIO PROF. BENEDITO MOURA SANTOS
02.02.1930 – SEMINÁRIO MENOR
02.02.1935 – SEMINÁRIO MAIOR
03.05.1937 – PRIMEIRA TONSURA
03.12.1939 – SUB-DIÁCONO
09.03.1940 – DIÁCONO
08.12.1940 – ORDENAÇÃO SACERDOTAL
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DAS DORES.
CELEBRANTE: DOM SEVERINO VIEIRA
TERESINA – PI.
15.12.1940 – CELEBRAÇÃO DA 1ª MISSA – UNIÃO – PI.
DE 1941 A 1942 – VIGÁRIO COOPERADOR DE PICOS, JAICÓS
E PAULISTANA
DE 1942 A 1945 – VIGÁRIO DE REGENERAÇÃO E MONS. GIL
DE 1945 A 1946 – VIGÁRIO COOPERADOR DE VALENÇA
PADRE JOSÉ GOMES DA SILVA
DE 1946 A 1973 – VIGÁRIO DE VALENÇA DO PIAUÍ.
1947 – FUNDA O INSTITUTO SANTO ANTONIO
1949 – FUNDA O COLÉGIO SANTO ANTONIO
1962 – INAUGURA O PRÉDIO DO COLÉGIO SANTO ANTONIO
COMEMORAÇÕES DOS 200 ANOS DE VALENÇA
1966 – CRIOU A ESCOLA NORMAL
1968 – CRIOU A ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO
1979 – VENDE O COLÉGIO SANTO ANTONIO
DE 1985 A 1989 – VIGÁRIO DE ELESBÃO VELOSO
EM DEZEMBRO DE 2007 INAUGURA A IGREJA DE SÃO RAIMUNDO NONATO.
Francisco Otávio.
Valença perde grande educador.assim como o religioso.vsi com Deus.
francisco otavio
Valença perdeu um grande educador, e líder religioso. Percurso da educação de boa qualidade no seculo passado.
Vai com Deus pe Marques.
O velorio deveria ser na matriz, somente!
Porquê não fazer o velorio somente na igreja matriz?????
João Raimundo
Sem palavras pra descrever este grande ser quê não só VALENÇA perde mais toda a humanidade!!! Falar de PADRE MARQUÊS é falar de um ser quê existiu neste mundo é quê sempre será lembrado por todos como talvez o maior EDUCADOR da HISTÓRIA de VALENÇA e uns do PIAUÍ como até hj existe o Colégio SANTO ANTÔNIO conhecido como COLÉGIO do PADRE pra os quê viveram este grande tempo… EU em uma postagem minha aqui neste portal na matéria em quê o ex-prefeito colocou na entrada de VALENÇA a lenda besta da BALEIA… Se vcs verem lá o meu comentário pedi neste comentário que fissessem um estátua de algum cidadão Valenciano de prestígio nacional TIPOS:
MESTRE DEZINHO
O JOGADOR DE FUTSAL TANAIS
OU A ESTÁTUA DO PADRE MARQUES!!!
Porquê que eu pedi isto ? Porque embora PADRE MARQUÊS não seja nascido em VALENÇA mais viveu, ajudou a construir VALENÇA!!! Contribui pro bem estar de nossa querida cidade quê assim como ele se considerava filho de VALENÇA…
Então gente se colocassem uma ESTÁTUA de PADRE MARQUÊS hj em VALENÇA pra mim não iria ter sentido!!!!
Só porquê morreu agora eu tenho quê valorizar o cidadão ?
Eu queria ter visto a estátua dele em vida!!! Queria ver a sua cara de felicidade em ser reconhecido por seus grandes trabalhos prestados em VALENÇA!!!
Mais alguns governantes que governam ou governaram VALENÇA só reconhecem ou reconheceram cidadãos depois de suas mortes… Porquê não homenagearmos em vida ? Porquê quê em VALENÇA a vida só é reconhecida após a morte ?
Eu sou Valenciano mais sinceramente não tenho vergonha da minha cidade pois a amo, mais tenho muita vergonha de seus governantes, como prefeitos, Câmara de vereadores inúteis, deputados estaduais e federais que só ando em VALENÇA de 4 em 4 anos inclusive no próximo ano estará cheia desses vermes ai chamados de DEPUTADOS, SENADORES, e GOVERNADOR…
Eu tenho certeza que na proxima sessão da Câmara de vereadores será só de homenagens ao hj finado PADRE MARQUÊS… depois irão me dizer… vou para pôr aqui pra não me entristecer mais ainda…
Mais OBRIGADO PADRE MARQUÊS POR TUDO O QUE O SENHOR NOS ENSINOU… PARABÉNS POR ESTÁ VIDA QUE PASSOU POR AQUI E VAI DEIXAR BASTANTE SAUDADE…
Alzira do Nascimento Lima.
Sempre achei esse padre um gênio. Além de sacerdote, foi grande educador, corajoso e integro. Vai deixar saudades e uma lembrança eterna para o povo valenciano.
Ana Alice de Almeida Nunes
Padre Marques jamais será esquecido pelos valencianos.Para nós ele é imortal. Grande educador e que sempre lutou pelo progresso de nossa Terra.