Portal V1

Valença sedia conferência de educação

15/05/2009

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) promove, nos dias 18 e 19 de maio, no auditório do Colégio Santo Antônio, em Valença, a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação. O evento serve como preliminar para a Conferência Estadual de Educação (Coned), que acontecerá em novembro deste ano.

A conferência intermunicipal, que tem como tema Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de ação, vai contar com a participação de delegados dos municípios de Aroazes, Barra d’Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Inhuma, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Valença do Piauí e Várzea Grande, jurisdicionados na 7ª Gerência Regional da Educação.

O coordenador da Coned, João Batista, explica que cada município já realizou um seminário, um debate ou uma reunião, onde discutiu os eixos temáticos da Conferência e produziu um documento que será entregue durante a Conferência Intermunicipal. “O encontro municipal agrega questões de um único município, porém a interconferência congrega assuntos de uma determinada região”, acrescenta.

A Conferência Intermunicipal de Educação é uma das etapas da Conferência Nacional de Educação (Conae) e está sendo organizado com base nos eixos temáticos como democratização do acesso; papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade; qualidade da educação; formação e valorização do profissional da educação; financiamento da educação e justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade. Ao final das discussões, os delegados aprovarão o documento que representa sua região e será entregue durante a Conferência Estadual da Educação (Coned).

Ao todo serão realizadas 18 Conferências Intermunicipais, que acontecem durante o primeiro semestre de 2009 e uma Conferência Estadual, que será realizada no segundo semestre. Tais conferências têm a finalidade de preparar as bases para o evento nacional, marcado para abril de 2010.

Fonte: CCOM.

Compartilhe

Deixe seu comentário