Portal V1

Veja a cobertura do Portalv1 na Festa de Pentecostes. Muitas fotos

25/05/2015
Festa de Pentecostes

Festa de Pentecostes

Centenas de pessoas vindas da mais diferentes cidades da região valenciana e de outros centros participaram neste domingo (24), da Festa de Pentecostes a segunda maior comemoração religiosa de Valença do Piauí. A programação começou com a procissão saindo da casa dos imperadores Francisco Williams e Justina Maria percorrendo as ruas da cidade até a Igreja de São Benedito, onde aconteceu o encontro com a Confraria do Divino Espírito Santo.

Após o encontro, o cortejo seguiu pela Via Triunfallis até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, onde uma grande multidão já esperava para a celebração que contou com a participação de vários padres. A Festa do Divino, assim como nos anos anteriores conseguiu movimentar toda a cidade, ao longo do percurso as pessoas acompanharam a procissão e a Igreja Matriz ficou lotada, assim como seu patamar.

Entre os comentários da população estava o da necessidade de rever o modelo da celebração que muitos defendem que seja em uma área aberta, vista que a Igreja Matriz está pequena para a celebração. A organização colocou toldos no patamar da Matriz, assim como disponibilizou telões, num entanto a qualidade da imagem era muito ruim e um deles falhou algumas vezes durante a missa.

Antes da benção final, o padre Antonio Carlos que presidiu a celebração e a Confraria do Divino Espírito Santo na pessoa do grão mestre José Igreja coroaram os novos imperadores da festa do próximo ano Nizinha Sampaio e Augusto Sampaio (em memória), que foi representado pelo seu genro Marcio Ferreira.

A festa desse ano manteve a tradição de acolher bem o publico. Água mineral, banheiros químicos e outras ações foram importantes para a permanência do publico nas quase três horas de duração da celebração. Clique e veja imagens da festa sonorizada por uma entrevista com o padre Klebert Viana.

 

 

Vice-governadora Margarete Coelho participa da festa

margarete

vice-governadora do Piauí Margarete Coelho

A vice-governadora do Piauí Margarete Coelho participou da celebração da Festa do Divino Espírito Santo realizada nesse domingo, 24 de maio. Margarete Coelho pousou no aeroporto Tenente Espírito Santo por volta das 08h da manha, onde era esperada por amigos e autoridades. De lá a comitiva seguiu até a Igreja de São Benedito, onde a vice-governadora cumprimento amigos e ouviu o Hino do Piauí executado pela banda de musica.

Após a celebração, a vice-governadora participou de um almoço na residência do casal Rubens e Liduina Alencar na companhia de lideranças municipais.

Logo em seguida ela se deslocou até o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde era realizado o almoço da confraria. Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar a organização pela festa e se colocou a disposição da confraria e dos imperadores. Confira as fotos e um video com uma entrevista com o padre Klebert Viana

.

 

.

 

Compartilhe

2 Comentários

  1. Aldemir Tomaz = Joinha em 25/05/2015 às 16:31

    Uma das virtudes dos valencianos é que quando êles querem uma coisa organizada.arrumada.respeitosa,êles conseguem. Todos os grupos foram compostos de pessoas de todas as classes sociais,econômica,religiosa e política;e com a orientaçâo do nosso presidente espiritual Pe. klebert os trabalhos se deu entre as Colunas Vermelhas e Brancas,foram todas Justas e Perfeitas. Confrade Aldemir ” O JOINHA “

  2. Aldemir Tomaz = Joinha em 25/05/2015 às 17:49

    Uma das virtudes dos valencianos é que quando êles querem uma coisa organizada.arrumada.respeitosa,êles conseguem. Todos os grupos foram compostos de pessoas de todas as classes sociais,econômica,religiosa e política;e com a orientaçâo do nosso presidente espiritual Pe. Clebert os trabalhos se deu entre as Colunas Vermelhas e Brancas,foram todas Justas e Perfeitas. Confrade Aldemir ” O JOINHA “

Deixe seu comentário