Portal V1

Vereadores de Pimenteiras realizam 17ª sessão ordinária

07/11/2017

Câmara Municipal de Pimenteiras

Com a presença dos 09 vereadores, a Cãmara Municipal de Pimenteiras realizou nesta segunda-feira (06), a 17ª Sessão Ordinária, sob a presidência do vereador Rogerio Mota e secretariada pelo vereador Reinaldo Paiva. A sessão marcou o inicio da tramitação do Plano Plurianual 2017-2020 e da Lei Orçamentária Anual para 2018, que prevê um orçamento de pouco mais de R$ 35 milhões.

Os convites do Ministério Publico sobre a realização em Picos do Projeto Caravana Pela Paz no Trânsito nesta quarta-feira (08) e da Semana do Bebê que inicio nesta segunda foram lidos em plenário. O vereador Reinaldo Paiva aprovou requerimento pedindo providencias urgentes para a regularização do sistema de abastecimento d’água nas comunidades São Gonzalo, Alagoinha e Jatobá.

Reinaldo Paiva destacou que as comunidades estão passando por muitas dificuldades, seja pela falta d’água ocasionada pelos poços e por problemas na rede de abastecimento, que não atende as todas as casas. O vereador afirmou que a comunidade Jatobá está há cerca de 100 dias sem agua.

O vereador Zé Ota reclamou da falta de investimentos por parte do governo federal e do estado em segurança publica. Segundo o vereador é preciso pressionar os deputados e senadores para destinarem emendas para a segurança no município como forma de salvaguardar a segurança dos munícipes.

Ainda com a palavra Zé Ota chamou a atenção da população sobre o desperdício de agua nesse período de estiagem, sobre tudo na zona rural. O vereador Gilberto Soares e o Jander Nogueira parabenizaram o vereador pelo tema levantado.

Jander Nogueira afirmou que em alguns casos a população precisa se deslocar até Inhuma para prestar queixa, por falta de agentes da Policia Civil no município.

Ainda sobre a discursão da falta d’água, o vereador Amysthânio Alves disse que intermediou melhorias nesse setor através do ex-gestor da Funasa, Henrique Pires, segundo o vereador foi feito um estudo e o projeto de melhoria do abastecimento d’água da região do Baixio e Jatobá que incluía ainda uma quadra de futebol estava orçada em R$ 400 mil reais, mais foi inviabilizada com a saída do gestor da Funasa e com a crise que vive o país.

Amysthânio Alves fez ainda duras criticas a gestão municipal sobre gastos com aluguel de veículos e com o descaso em relação à indefinição sobre a sua situação como servidor do município, onde ocupa o cargo de motorista da ambulância.

Com a palavra, o vereador Toizim afirmou que a oposição estuda denunciar ao Ministério Publico os gastos com aluguel de carros no município.

As mortes do ex-prefeito de Pimenteiras Amadeu Matias, do ex-vereador Caetano de Valença e Chiquinho foram lamentadas em plenário, incluísse com indicações do envio de moções de pesar as famílias.

Os problemas com a manutenção das estradas e da iluminação publica voltou a ser debatido em plenário. As duas bancadas foram unanimes em afirmar que é preciso um acompanhamento mais próximo dos problemas por parte da gestão municipal.

O vereador Gilberto Soares além de pedir a melhoria das estradas do município solicitou a construção de redutores de velocidades nas comunidades Veneza e Sitio das Onças. Ele pediu um esforço dos colegas para a apreciação dos projetos em tramitação na casa.  

Compartilhe

Deixe seu comentário