Valença do Piauí, 16 de out, 2021

Vereadores de Valença abrem ano legislativo sem a presença da prefeita

Câmara Municipal de Valença

Os vereadores de Valença retornaram as atividades na noite desta sexta-feira, 31 de janeiro. A abertura dos trabalhos contou com a presença dos vereadores Iara Costa, Edisa do Vale, Iris Moreira, Garotinho Dhone e Vanildo Castro que baseados na Lei Orgânica convocaram a sessão, após o adiamento por parte da mesa diretora.

Câmara Municipal de Valença

A abertura dos trabalhos não teve a leitura da mensagem do Executivo e para entrar na câmara, os vereadores tiveram que ir buscar as chaves na residência de assessores da câmara. A sessão marcada por pronunciamentos fortes foi presidida pela vereadora Iris Moreira como determina a Lei Orgânica Municipal.

A prefeita Ceiça Dias que deveria abrir a sessão foi comunicada conforme documento protocolado na prefeitura municipal, mais não apareceu na sessão. A prefeita em oficio anterior havia afirmado que só iria a câmara dia 14 de fevereiro, posição aceita pelo presidente Lucivaldo Monteiro, mais contestada pelos vereadores, uma vez que, a Lei Orgânica no Artigo 19 determina que os trabalhos iniciam dia 15 de janeiro.  

Câmara Municipal de Valença

Na palavra facultada, a vereadora Edilsa do Vale adiantou partes do relatório das visitas feitas por ela e pelos vereadores Joaquim Filho e Vanildo Castro nas reformas dos postos de saúde que segundo a parlamentar há fortes indícios de irregularidades.

Câmara Municipal de Valença

Iris Moreira, assim como os demais lamentaram a situação vivida pelo Parlamento Municipal, que segundo a vereadora vem sendo seguidamente desrespeitado pela Mesa Diretora.

A vereadora criticou também o fato da prefeita Ceiça Dias ter publicado no Diário dos Municípios a Lei Orçamentária Anual (LOA) sem as emendas aprovadas em plenário, ignorando totalmente o trabalho dos vereadores.

Ela também lamentou a decisão da prefeita em gastar mais de três milhões e meio de reais com aluguel de carros. Iris Moreira afirmou que formará uma comissão de vereadores para visitar a empresa que é sediada na cidade de Palmeirais. Os vereadores voltam a se reunir na próxima sexta-feira.


0 Comentário