Portal V1

Walfredo Filho vai a Câmara e se recusa a falar sobre a secretaria

31/05/2011

Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho

O Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho participou da Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (30). A convocação partiu do vereador Gilmar Babosa, que queria que o secretário que é vereador licenciado prestasse esclarecimentos sobre o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial de Valença do Piaui (CAPS). Já o vereador Joaquim Filho havia aprovado outro requerimento solicitando do secretário, que não se limitasse a responder somente sobre o CAPS e sim sobre toda a secretaria.

Sobre o requerimento do vereador Joaquim Filho, o secretário Walfredo Filho afirmou que não iria responder por que o mesmo feria o regimento interno, que afirma que o secretário convocado deve explanar sobre um assunto especifico.

Com a recusa do secretário em responder o requerimento do vereador Joaquim Filho, o secretário falou para uma platéia repleta de assessores e pessoas atendidas pelo CAPS sobre o programa que atende em Valença do Piaui cerca de 265 pessoas. Walfredo Filho explicou que o CAPS auxilia pessoas com transtornos mentais, usuários de álcool e drogas. Em outra parte do seu pronunciamento Walfredo Filho convidou assessores do CAPS para reafirmar suas palavras sobre o programa. Os assessores se limitaram a falar sobre suas funções e não responderam a perguntas dos vereadores.

Após a sessão o vereador Joaquim Filho lamentou a recusa do secretário em responder sobre outros temas da secretária. O vereador lembrou que o requerimento foi aprovado por unanimidade do plenário, no entanto não foi observado pelo secretário de saúde. Ele lembrou ainda que o mesmo requerimento valia para os dois secretários convocados pelo Poder Legislativo, mais apenas o secretário de agricultura Luiz Carlos não colocou empecilhos para falar sobre todo o conteúdo de sua secretaria.

Ele afirmou que irá fazer suas perguntas via requerimento e em alguns casos com copias para o Tribunal de Contas e o Ministério Publico Estadual que irão ajudá-lo a entender, por exemplo, a omissão da vigilância sanitária em Valença, o descumprimento da carga horário dos médicos do PSF e algumas notas fiscais que apresentam algum tipo de disparidade.

Ele lembrou que o seu requerimento foi aprovado no dia 02 de maio e que o secretário deixou para o final do expediente desta segunda-feira (30) para informar que não iria responder sobre outros temas da Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe

13 Comentários

  1. Gabriela Soares em 31/05/2011 às 12:40

    O jovem secretário desempenha um papel importantíssimo frente a pasta que ocupa e é alvo de denuncias infundadas pelo fato de despontar como o provável próximo prefeito de Valença. Nosso município precisa de pessoas como ele. COMPROMETIDO com o que faz e acima de tudo JOVEM.

  2. Marina Rodrigues em 31/05/2011 às 14:39

    Ouvi a sessão de ontem e vi um secretário que passou sua fala todinha tentando encher lingüiça. Colocando assessores para falar em seu lugar que por sua vez falavam a mesma coisa e distribuiu presentes para os vereadores para amenizar a pressão. Ouvindo a sessão pude perceber porque uma entrevista do Dr. Jarbas dias atrás abalou tanto a candidatura do Walfredo. Ele é muito inseguro e mesmo falando só sobre o CAPS não soube informar com precisão quanto é repassado pelo governo federal e quais os dias que os profissionais trabalham teve que pescar no texto. Imagine Joaquim se tivesse sido interrogado por você.

  3. Carmem dos Santos em 31/05/2011 às 15:46

    é bom trabalhar para a secretaria de saude de valença. como o secretario disse se trabalha um ou dois dias e recebe 1.300 reais. enquanto que a populaçao tem que dormir na rua para pegar uma ficha medica.

  4. maria em 31/05/2011 às 17:31

    senhora Gabriela,logo se ver que a senhora não entende nada de comprometimento com a cidade, se eu fosse a senhora não opinaria em uma situação em que não entende, e ao senhor secretario como pode o mesmo falar de um coisa que ele não estar apto para fazer, porque ele caiu de para-quedas na secretaria e não se deu o trabalho de buscar por se atualizar, mas também como pode um professor de matematica gerir uma SMS,so em Valença mesmo!! So pode ser assim! E bom pref. para vc!!

  5. Antonio Soares em 31/05/2011 às 18:54

    Parabéns walfredo que mesmo sendo inseguro como assim foi dito conpareceu,e aqueles que sempre se julgam fortes e na hora fogem da situação, á e mas pode até está errado o valor dos profisionais e seus dias de carga horarias mas vamos gente fiscalizar também alguns vereadores que eleitos foram pagamentos recebem e lá puco vão aparecem só no dia de acinar o cheque isso também dever ser verificado posi eles são representantes do povo.

  6. francisco em 31/05/2011 às 20:56

    O HOMEM DE FERRO! Você acha normal o Secretário convocar todos os funcionários da Saúde como: Agente de Saúde, Guardas de Endemias, Vigilância Sanitária, funcionários da Prefeitura numa tentativa de intimidar os Vereadores, para uma demonstração de Poder, Isto é Normal? Agora o Pior de tudo foi ter obrigado os Pais e Deficientes assistido pelo CAPS ter que participar daquele espetáculo.Ali ele mostrou sua insegurança

  7. marcinha em 31/05/2011 às 21:20

    O HOMEM DE FERRO! O Secretário de Saúde para poder ir a Camara é preciso convocar todos os funcionários da Saúde, Prefeitura até mesmos os doentes assistidos pelo CAPS, será que isto Pode? Eles são deficientes os pobres não sabiam o porque de estarem ali, isto é o verdadeiro abuso de Poder.Pra mim ele leu, leu e não disse nada pois estava muito nervoso, porque quem deve teme.

  8. Francisco José em 31/05/2011 às 23:46

    Tirando os excessos o Walfredo realmente não deveria ter se esquivado de responder as perguntas sobre a secretaria. Ele é gestor e como tal precisa ter controle de sua pasta. Especialmente ele que quer ser indicado candidato a prefeito. Ele com a sua atitude irá forçar o Joaquim e toda a oposição toda sessão expor problemas na sua secretaria. E ele não poderá fazer nada. Realmente a estratégia foi a pior possível e agora tentar macular a imagem da oposição no radio só irá alimentar mais o interesse em futucar sua gestão com sucessivas denuncias aos órgãos fiscalizadores. Ta na hora de aprender a fazer política se não vai sofrer a mesma decepção quando quis disputar a eleição da câmara e perdeu para o Gilmar..

  9. Thais Pereira em 01/06/2011 às 09:07

    Quem deve ta rindo a toa é o Dr. Jarbas. Enquanto se noticia o sucesso do seu encontro medico vê o Walfredo meter os pés pelas mãos desse jeito. Foi um erro primário se recusar a falar sobre a secretaria. Só não foi pior do que se esconder atrás dos pacientes do CAPS.

  10. Roberto Nogueira Silva em 01/06/2011 às 12:58

    Bateu o desespero quem ouviu a entrevista do Walfredo ontem da para acreditar que existe caroço nesse angu. Não vou perder por nada a sessão desta segunda-feira para ver a denuncia do Joaquim. Tinha o Walfredo como outra pessoa não a de atacar as pessoas em radio

  11. Marilia em 01/06/2011 às 18:47

    MULHER MARAVILHA!O LAÇO DO PODER.
    Meus caros vereadores protejam nossa cidade desse NEPOTISMO ABSURDO!É o Prefeito, sua esposa, sua cunhada, suas filhas, seus sobrinhos, suas sobrinhas, inclusive uma dessas sobrinhas exerce três funções ao mesmo tempo, num mesmo turno, com as mesma carga horária. Como se pode ocupar três lugares ao mesmo tempo? Será que vocês não exergam isso? Se fosse outras pessoas os vereadores estariam debatendo ou perseguindo um pobre coitado que estivesse com todas essas funções, não me digam que não perceberam isso? ou temem o Laço do Poder?

  12. Daniel Sousa em 02/06/2011 às 10:16

    Ei Walfredão, tá difícil pra vc kkkkkk
    Essa eleição se o candidato for mesmo o secretário, vai ficar fácil pra oposição.
    VAI SER MESMO QUE EMPURRAR BEBADO EM LADEIRA KKKKKKK.

  13. Marina em 02/06/2011 às 18:22

    Abra o olho caro Dr. Jarbas o prefeito continua dizendo que o senhor é o candidato que ele irá apoiar, mas nos bastidores investe no seu sobrinho pra valer.O secretário está com muito poder para não ser o canditado do prefeito, pois a familia do mesmo jamais lhe aceitará está na hora do senhor tomar uma posição ou será que está com o rabo preso?

Deixe seu comentário