Valença do Piauí, 04 de dez, 2021

Zé Simão visita a Serra do Mucambo com deputados

 O prefeito e os deputados subiram até a Pedra de São Francisco
O prefeito e os deputados subiram até a Pedra de São Francisco

O prefeito de Lagoa do Sitio Zé Simão na companhia dos deputados Assis Carvalho (federal), Fábio Novo (estadual) e vereadores estiveram nesta sexta-feira (01) visitando a Serra do Mucambo. O local é frequentado por centenas de pessoas da região valenciana no dia 01 de novembro (Dia de Todos os Santos) para louvar São Francisco da Pedra, que fica no alto de um morro, onde o acesso é feito por escadas.

De acordo com a secretária de saúde de Lagoa do Sitio Vera Gabriel uma das incentivadoras do turismo do local, a tradição de visitar a Serra do Mucambo nessa época surgiu há mais de cem anos e que no local, além das formações rochosas e da Pedra de São Francisco existem inscrições rupestres que torna a visita ainda mais rica culturalmente. Com o apoio da prefeitura municipal, a comunidade receberá em breve uma capela para as celebrações vindouras.

Por decisão da Igreja Católica as celebrações há dois anos atrás foram transferidas para o segundo domingo de novembro. A decisão da Igreja Católica em não celebrar a missa no dia 01 de novembro não afastou os turistas do local que se deslocaram mais uma vez de Valença, Pimenteiras, Inhuma e Lagoa do Sitio para manter viva a tradição centenária de visitação no dia de Todos os Santos, até mesmo porque a celebração de com a presença de um padre teve inicio apenas em 2004 com o padre Francimilson.

O prefeito Zé Simão ao lado da primeira dama Gercineide Monteiro pediu aos deputados empenho para a inclusão da Serra do Mucambo no roteiro turístico do estado e a liberação de projetos para fomentar ainda mais a infraestrutura do local que recebe cerca de seis mil pessoas no período. A vice-prefeita de Pimenteiras Lucia Lacerda participou das atividades e afirmou que vários veículos de passeios e de transporte vieram da cidade para participar do evento religioso. Veja fotos do local

.
1 Comentário

Absolon

é muito louvavel esta decisão da reabertura da emissora confederação valenciana AM pois é mais um canal de comunicação para o povo valenciano é que se pode dá de melhor para a região levando a noticia a música a imformação por meio do rádio que para mim ainda é um dos meios de comunicação mais preciso,sem menos presar a televisão, a internet,etc.é ima opinião minha parabéns!!! Absolon santo André SP

04 nov, 2013 Responder