Câmara de Novo Oriente aprova indicação para criação do Centro de Convivência do Idoso
A Câmara Municipal de Novo Oriente aprovou a indicação de autoria da vereadora Socorro Veloso para a criação do Centro de Convivência do Idoso (CCI) no município. Durante a discussão do pleito, a parlamentar apresentou dados sobre a quantidade de idosos acima dos 60 anos e reforçou a importância da proposta para o acolhimento das pessoas da terceira idade.
“É um grupo prioritário. Eu fiz um levantamento da quantidade de pessoas que a gente tem acima de 60 anos. É um número total de 1.374 pessoas, sendo que o sexo feminino prevalece. De 60 a 64 anos, temos 71 pessoas do sexo masculino e 200 do sexo feminino. De 65 a 69 anos, 132 pessoas do sexo masculino e 185 do sexo feminino. De 70 a 74 anos, nós temos 111 pessoas do sexo masculino e 130 do sexo feminino. De 75 a 79, temos 96 pessoas do sexo masculino e 94 do sexo feminino. Com 80 anos ou mais, nós temos 99 do sexo masculino e 156 do sexo feminino e muitos deles bastante produtivos”, disse a vereadora, que também falou sobre o funcionamento proposto para o centro.
“Nossa intenção não é só ter um local para contemplar datas festivas. A gente quer um local em que as pessoas possam ser acompanhadas, que elas possam sair de suas casas e interagir. Temos muitas pessoas que desenvolvem trabalhos, principalmente artesanais, que você fica olhando e vê o tanto que é importante se você trabalhar essa pessoa e agregar outras pessoas”
Socorro Veloso reconheceu a complexidade para implantar o CCI, especialmente pelos custos envolvidos. No entanto, sugeriu que, inicialmente, seja encontrado um local para aluguel até que, seja possível construir a sede definitiva. A parlamentar concluiu demonstrando otimismo quanto à aceitação da proposta pelo Executivo Municipal.
“Como eu vejo uma gestão bem interessada, bem atenta às propostas que são feitas aqui, eu acredito que vai avaliar isso aqui com muito carinho e vai entender a importância desse grupo que nós temos”, finalizou Socorro Veloso, adiantando que seu desejo é que o CCI receba o nome do Agente Comunitário de Saúde Nemésio Soares, em memória.