Valença do Piauí, 28 de nov, 2021

Contas do Comitê Financeiro do prefeito Walfredo Filho são Reprovadas

Vice-prefeita Paula Jeanne e o prefeito Walfredo Filho
Vice-prefeita Paula Jeanne e o prefeito Walfredo Filho

O juiz da 18ª Zona Eleitoral Dr. José Osvaldo desaprovou as contas apresentadas pelo comitê financeiro único do PSB que deu sustentação a campanha eleitoral que elegeu o prefeito Walfredo Filho, a vice-prefeita Paula Jeanne e vereadores. Na decisão o magistrado afirma que na campanha eleitoral não foi apresentado recibos eleitorais em algumas despesas registradas pelo comitê.

“A análise técnica das contas prestadas, verificou-se que o Comitê Financeiro requerente efetuou despesas com material de publicidade – banners, adesivos, folders, panfletagem – serviços de adesivagem de veículos, confecção de cavaletes, pinturas em muros, produção e gravação de mídia de áudio para propaganda eleitoral em rádio, dentre outras, sem constar qualquer registro de repasse ou doação em favor de candidatos desses gastos efetuados pelo comitê financeiro, exceto a doação de material de publicidade – santinhos e cartazes”.

A decisão da Justiça Eleitoral foi publicada nesta segunda-feira (27) no Diário da Justiça no site do TRE-PI. O comitê financeiro justificou a ausência das prestações especificas alegando que os gastos foram feitos de forma coletiva e não individualizada. Justificativas não aceita pelo juiz que lembrou que esse tipo de gasto não pode ser individualizado.

“Agindo assim, o comitê financeiro requerente não atendeu às regras estabelecidas na nossa legislação eleitoral vigente referente à prestação de contas de campanha, segundo a qual toda e qualquer arrecadação de recursos para a campanha eleitoral, financeiros ou estimáveis em dinheiro, só poderá ser efetivada mediante a emissão de recibo eleitoral. ISTO POSTO, e em consonância com o parecer Ministerial, e de conformidade com o disposto no artigo 30, inciso III, da Lei nº 9.504/97, c/c o artigo 51, inciso III, da Resolução nº 23.376/2012, e demais dispositivos de lei vigente concernente à espécie, bem como ensinamentos jurisprudenciais, JULGO DESAPROVADAS as contas do COMITÊ FINANCEIRO ÚNICO, ora requerente, referente às eleições de outubro de 2012”. O comitê financeiro tem três a cotar dessa terça-feira (28) para recorrer da decisão.

ACESSO O DIARIO DA JUSTÇA

14 Comentários

DAVID

Valença do Piauí, terra de manga e não só de pequi…infelizmente!!!numa certa época importamos de Mossoró-RN uma raça de devoradores da coisa pública, do dinheiro publico, da boa fé de gente hospitaleira…com o passar do tempo essa corja foi aumentando e fazendo escola…hoje o que se vê são as contas sendo reprovadas aonde se vá, no Hospital, na Prefeitura, durante a campanha…nada licito, tudo feito na obscuridade. SAIBAM, EU COMO VALENCIANO TENHO VERGONHA DE VOCES. Enquanto isso a população apaixonada que os elegeram fica passando fome\necessidade com um medíocre salario de R$ 600,00. VOCES MERECEM…

27 maio, 2013 Responder

Aílton Carvalho

Quando eu eu falava que na Zona Eleitoral o prefeito teria suas contas reprovadas, muitos não acreditaram. E agora, vão dizer o quê? Torço muito para que o TRE e o TSE também comprovem as irregularidades cometidas durante a campanha eleitoral. Dando uma olhada no texto da decisão do juiz eleitoral e confrontando com o que diz a lei eleitoral, acho bem difícil o prefeito escapar dessa, até porquê já existe jurisprudência do próprio TSE em casos idênticos ao que ocorreu em Valença. A campanha do atual prefeito esqueceu um detalhe: A lei não protege quem dorme. Perderam todos os prazos eleitorais, pensando que não iria dar em nada. Veja só a ironia do destino: passaram toda a campanha atacando o candidato Rubens Alencar, dizendo que o mesmo havia infringido a lei eleitoral e que por isso o Rubens não era candidato porque perdeu o prazo para pagar uma multa eleitoral. Pois não é que agora caíram no mesmo erro. Meu Deus, quanto castigo. O que este pessoal sanguessuga de prefeitura tem que fazer é se conscientizar de que em Valença desta vez, pelo menos no que diz respeito a justiça eleitoral, as coisas estão sendo conduzidas de uma maneira séria e imparcial muito diferente de um passado bem recente. Preciso citar nomes? Para bom entendedor meia palavra basta. Vamos aguardar as outras instâncias, pois na 18ª Zona o prefeito está liquidado. Mantenhamos os pés no chão que no final tudo vai dar certo. Tenho dito.

27 maio, 2013 Responder

Carlos

Ah! então foi por isso que… estava chorando ao sair da prefeitura semana passada. Agora eu começo a entender que a casa está caindo. Tudo tem seu tempo. Tá vendo Dr. Alcântara, coloque as suas barbas de molho.

28 maio, 2013 Responder

Daniel Sousa

Realmente agora a coisa vai ficar feia para a turma da prefeitura, fico pensando como é q vão pagar as S10, terminar as construções dos palacetes, os apartamentos q já foram comprados, os Grancienas e emuitas outras coisas q eles anadam exibindo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk POVO VALENCIANO, JÁ TA MAIS Q NA HORA DE VALENÇA SER RESPEITADA.

28 maio, 2013 Responder

Gloria Pacheco

DANIEL, TÁ COM INVEJA? TÁ?

28 maio, 2013 Responder

Francisco Evando Gonçalves da Silva

e por que é que nao caça logo esse povo? nao aguento mais esperar.

28 maio, 2013 Responder

Daniel Sousa

Não… Tô zangado com a irresponsabilidade como é tratado o dinheiro meu, o seu e de todos os valencianos e tô aliviado em saber que esse desmando ta chegando o fim, e espero que pra sempre. Mas fico triste e em ver que em Valença ainda existe gente com a mentalidade tão pequena como a sua, que mesmo vendo as contas do ex prefeito sendo reprovadas no TCE vendo as contas do atual sendo reprovadas na Justiça Eleitoral, ainda defende e com certeza q na eleição complementar que vem por aí, ainda vai votar nesse pessoal que ta sendo desmascarado pela justiça por fazer coisa errada com o que é nosso.

28 maio, 2013 Responder

Ingrid Carla

Não vejo a hora de acabar com esse sofrimento do povo de Valença, chega de taca!!!

28 maio, 2013 Responder

Caatinha da Silva Morto

É o fim trista da TIRANIA.
Aqui expresso o meu abraço de estimada condolência a famíla que logo perderá as benécias do PODER.

Que vergonha!

29 maio, 2013 Responder

alberto carlos

vão trabalhar vcs não tem o que fazer deixa a vida das pessoas de lado e vão cuidar da vida de vcs mão?????Bando de folgados????

29 maio, 2013 Responder

Antonio de Picos

Isto já era de se esperar, pois estas pessoas sempre se aproveitaram dessas vantagens, agora gente eu pergunto, será que desta vez a justiça vai servir como justiça ou vai ser sempre aquela…… A gente sempre ver em algumas cidades do piaui, tendo outras eleições, prefeitos caçados e em valença nada, parece ser combinado com a justiça ou eu estou errado, Taí o exemplo das contas do ex-prefeito que eue nem gosto de fala o nome, as contas todas negadas e não é só estas não tem outras de outros tempos.

29 maio, 2013 Responder

weliton

AGORA QUERO VER ,COM CERTEZA COMO SEMPRE VAI LEVAR VANTAGEM .VEJAM VALENÇA ESTÁ UM CACO É UMA PENA UMA CIDADE MARAVILHOSA DE PESSOAS DE BOA INDOLE DE CARACTER , PESSOAS QUE TRABALHAM MAIS VEIO ESSE CIDADÃO E DETONOU NOSSA VALENÇA SEMPRE FUI CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DELE NÃO ACREDITO QUE POSSA SAIR EM PUNE O POVO AGUARDA RESPOSTAS RAPIDAS MESMO DE LONGE ESTAMOS ACOMPANHANDO JUSTIÇA JUSTIÇA .DR DO QUE MSM ?????????????

30 maio, 2013 Responder

Antonio Sousa Oliveira

OS valencianos tem que ter vergonha, e na hora da eleição escolher melhor que vai gerenciar o nosso dinheiro.Esse grupo politico que a anos manda em valença não compromisso nenhum com o povo,e é dessa forma que eles chegam lá.

02 jun, 2013 Responder

Antonio Sousa Oliveira

A casa está caindo,são esses os políticos que fazem as coisas dentro lei! A hora de vocês há de chegar.

02 jun, 2013 Responder