Portal V1

Escolas estaduais recebem material didático para 2016

15/02/2016

A distribuição dos livros didáticos que serão utilizados nas escolas estaduais do Piauí no ano de 2016 já está sendo concluída. O número de livros enviados pelos Correios a cada escola é baseado no número de alunos matriculados no ano anterior, mais 20% referente às possíveis novas matriculas.

A previsão final é de que 836.947 livros sejam entregues, sendo: 138.145 para o ensino fundamental; 675.344 para o ensino médio; 10.163 para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e 13.295 para EJA médio. Todo o envio é de responsabilidade do Ministério da Educação.

O material didático passa por processos de seleção até chegar aos alunos, indo desde a apresentação das obras por cada editora a analise feita por analistas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na qual doutores de cada área fazem resenhas críticas e guias das obras aprovadas.

“O FNDE envia esse guia via online para todo o Brasil, de modo que os professores de cada disciplina leiam e depois selecionem os livros que melhor representam a realidade de cada escola”, afirma a técnica responsável pelo monitoramento do material didático, Joana Batista.

Por conta da norma prevista na resolução nº 42/2012 do FNDE, que diz que o material didático tem validade de três anos, os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio reaproveitam os livros devolvidos pelos alunos da série sucessora a sua. Os livros entregues a eles este ano são apenas livros complementares.

“A nossa expectativa é de que 90% dos livros possam ser devolvidos no final deste ano. Infelizmente, não existe ainda uma norma que garanta que os livros voltem à escola, mas há diretores que criam meios de estimular a devolução dos livros e os alunos tem que ter consciência da sua obrigação”, esclarece Joana.

Fonte: governo do estado

Compartilhe

Deixe seu comentário