Portal V1

Geovane Vieira: Combate à corrupção eleitoral

13/08/2010

compra de voto2s

Uma série de sugestões para o aprimoramento da legislação com vistas ao combate à compra de votos foi apresentada durante uma Audiência Pública sobre Corrupção Eleitoral, promovida pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco. O evento teve a participação de dezenas de promotores de Justiça, procuradores de Justiça, procuradores regionais eleitorais, e representantes da sociedade civil.

O Ministério Publico Federal iniciou esta semana nos canais de televisão uma campanha de combate a corrupção eleitoral, demonstrando o tamanho do prejuízo que o eleitor tem quando vende seu voto.

Plagiando um programa de televisão, o apresentador pergunta ao eleitor se o mesmo quer trocar uma escola por um milheiro de tijolos e o mesmo de “SIM”. O apresentador lamenta: mas o senhor trocou uma escola para seu filho por uma pilha de tijolos?

Perceba o quanto isso é comum no cotidiano de nossas eleições. Essa semana estive conversando com uma liderança política e o mesmo se lamentava do custo da campanha de seu candidato e disse que nesse período o povo sempre adoece e que não podia dizer “não”, pois no período eleitoral quem manda é o eleitor

Perceba ainda caros internautas o sentido do poder que temos, quando acreditamos que só temos valor nesse período.

Quando um infeliz recebe uma dentadura, um par de óculos, um milheiro de tijolos ele ta sim tirando condições de ter mais escolas para seus filhos, hospitais e saneamento básico. Ou os senhores acreditam que tudo isso que é “doado” sai do bolso dos candidatos. Até aqueles que são derrotados e se utilizaram dessa pratica buscam formas de recuperarem seus investimentos juntos as órgãos públicos.

Acreditem é assim mesmo que muitos candidatos consideram uma campanha – investimento – quando fui candidato a vereador nas ultimas eleições um colega de coligação me disse: moço gaste mais se não você não vai ser eleito, se preocupe não que o povo aproveita nesse período mais depois de eleito agente esconde.

Bem que o ministério publico nosso poderia plagiar a iniciativo de Pernambuco. Bem que nosso povo pediria entender a mensagem do MPF, e perceber que nesse momento não estão ganhando nada e sim perdendo tudo. E única coisa que pode acontecer é ficar esperando pela próxima eleição.

Nessas eleições procure saber quem é seu candidato, pesquise sobre seu passado, suas intenções, seus projetos, a historia de seu partido.

Fique atento, desconfie de quem lhe oferecer favores pelo seu voto. Hoje ele lhe dá o tijolo amanha tira a escola do seu filho.

Compartilhe

Deixe seu comentário