Homem é condenado a 13 anos por tentativas de estupro e feminicídio em Pimenteiras
Nesta quinta-feira (3), o Ministério Público do Piauí obteve a condenação de Francisco das Chagas Silva Sousa pelos crimes de estupro e tentativa de feminicídio contra uma adolescente na localidade Mestiço, na zona rural de Pimenteiras. Os fatos ocorreram em maio de 2022, quando a vítima tinha apenas 15 anos.
De acordo com a denúncia, no dia 10 de março de 2022, por volta das 10h, na residência da bisavó da vítima, Francisco das Chagas tentou manter conjunção carnal mediante violência com a menor. A tentativa foi frustrada pela resistência da vítima, e, após isso, o agressor tentou matá-la com golpes de facão. Felizmente, a ação foi impedida pela intervenção de vizinhos.
O Conselho de Sentença, por maioria de votos, acolheu as teses apresentadas pela Promotora de Justiça, Dra. Débora Aragão, e o juiz presidente da sessão condenou Francisco das Chagas a 13 anos, 3 meses e 22 dias de reclusão em regime fechado.
Em conversa com o Portal V1, a promotora falou sobre a repercussão do crime na época do ocorrido:
“Deixou as mulheres com medo, com pavor de serem vítimas desse tipo de crime violento e horrível. Então hoje se fez justiça. Hoje ele pegou 13 anos, 3 meses e 22 dias”, afirmou Debora Aragão, que concluiu dizendo:
“É um anúncio importante para as mulheres saber que a justiça está sendo feita, que não existe impunidade” disse.
O presidente da sessão, o juiz Dr. José Sodré, destacou a importância pedagógica do julgamento e a colaboração dos envolvidos.
“Nosso objetivo aqui é só fazer o que manda a Constituição, que é que exista um julgamento célere e adequado com respeito aos princípios constitucionais. Então, que essa decisão de hoje seja uma mensagem para a sociedade de que o crime não é tolerado”, frisou o magistrado.