Valença do Piauí, 25 de set, 2021

TRE-PI publica decisão que cassou vereadores de Valença

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) publicou na edição do Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira (19), a decisão dos embargos de declaração, que mantiveram a decisão de cassar os diplomas dos 29 candidatos a vereadores das coligações Compromisso com Valença I e II.

Desse total, 06 conseguiram se eleger e agora terão que deixar suas cadeiras para os suplentes das outras três coligações que disputaram a eleição municipal em 2016.

Passado a publicação, o próximo passo é o TRE-PI fazer uma nova recontagem de votos e determinar os seis novos vereadores.

Após esse passo, a presidência encaminha a decisão para o juiz eleitoral Dr. Juscelino Norberto, que determinará a posse dos novos vereadores. É importante frisar que como a cassação atingiu toda a mesa diretora, uma nova eleição será realizada entre os parlamentares para escolher seu presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.

Nomes como: Iris Moreira, Rubens Alencar, Joaquim Filho foram cogitados automaticamente logo após a decisão do TRE-PI. Agora o nome da ex-vereadora Edilsa do Vale aparece com força para a disputa. Como a publicação só terá efeito a partir desta terça-feira (21), o advogado Luís Francivando acredita que tudo se resolverá nessa semana.

Também com a publicação, os advogados dos vereadores cassados devem tentar reverter à decisão agora em terceira instância, até uma decisão final.

0 Comentário