Portal V1

Valencianos estão usando aplicativo para denunciar maus políticos

19/09/2016
Aplicativo Pardal

Aplicativo Pardal

A cidade de Valença está entre as cidades que mais registraram denuncias através do aplicativo Pardal que possibilita ao eleitor e aos concorrentes políticos denunciarem irregularidades nas campanhas eleitorais. Pelos números divulgados pelo TRE-PI, o aplicativo já recebeu 824 denúncias. Desse total, 50% estão relacionadas à propaganda eleitoral e 7% relatam a venda de votos neste ano.

Pelos números os municípios campeões de denuncias são a capital Teresina, com o total de 124. Seguido de Caridade do Piauí (52), Luís Correia (41), Valença do Piauí (36), Piripiri (28), Arraial (22), Castelo do Piauí (19), Pio IX (18), Batalha (17) e Cajueiro da Praia (16). A lista completa está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

O aplicativo também recebeu denúncias sobre doações e gastos eleitorais e o uso da máquina pública na promoção de candidatos.

O aplicativo Pardal foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), sendo adotado em todo território nacional.

Aplicativo

O Pardal foi desenvolvido em 2012 e já foi utilizado nas eleições 2014. O aplicativo Pardal pode ser baixado a partir nas lojas on-line para dispositivos móveis (celulares e tablets). O cidadão poderá usar também o link pardal.tre-pi.jus.br, disponível na página do TRE-PI, na Internet, para denunciar possíveis crimes eleitorais.

Compartilhe

Deixe seu comentário