Portal V1

Veja fotos da comemoração do CESF a Independência e aos 253 anos de Valença

12/09/2015
CESF

CESF

Os 193 anos de Independência do Brasil e os 253 anos de Valença foram comemorados nesta sexta-feira (11), pelo Colégio São Francisco (CESF) em uma bonita e organizada comemoração. Realizada na quadra poliesportiva do colégio, a comemoração contou com a participação de pais e alunos que aplaudiram cada apresentação organizada pelos próprios alunos que proporcionaram belas homenagens a Independência do Brasil e ao surgimento da nossa cidade, que teve sua origem na Aldeia dos Índios Aruaques no começo do século XVIII, por volta de 1730, quando alguns jesuítas chefiados pelo padre Malagrida se estabeleceram nas proximidades do Ria Tábua, onde após 32 anos testemunharam o nascimento da freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Aroazes denominado de Caatinguinha, nome este que foi substituído por Valença em homenagem à cidade natal do então governador da Província do Piauí João Pereira Caldas.

De acordo com pesquisas realizadas pelos alunos na época em toda a freguesia existiam 266 casas, 52 fazendas de gado e 1.329 habitantes, sendo 751 livres e 578 escravos.

Os alunos também prestaram uma homenagem às 10 mulheres que já exerceram e exercem o cargo de vereadoras em nosso município. Sônia Bonfim, Salete Lima Verde, Lindalva Sampaio, Helena Tores, Isis Oliveira, Ielva Melão, Ceiça Dias, Edilsa do Vale, Ana Ribalta e a própria diretora do CESF, Ineide Lima Verde que foi a primeira mulher a assumir a presidência da câmara de vereadores, exercendo também o cargo de vice-prefeita.

A apresentação contou com a presença das vereadoras Salete Lima Verde, Ana Ribalta, Ineide Lima Verde, Ielva Melão e Edilsa do Vale que posaram ao lado das alunas que as representavam.

A sonorização da apresentação ficou a cargo dos alunos da escola, sob o comando do aluno José Luiz auxiliado pelo diretor da escola José Valmir. A diretora da escola Ineide Lima Verde que comandou o cerimonial ao lado da também diretora Francisca Iris saudou a todos os presentes e agradeceu a presença dos pais na solenidade.

Ela parabenizou de forma especial aos alunos e educadores que coordenaram os temas apresentados no desfile. Ela também comentou sobre a não participação da escola no desfile de 07 de setembro. De acordo com a diretora como a maioria dos alunos ainda são crianças e como o desfile foi realizado pela manha sob um sol forte a direção achou prudente não participar do evento realizado pela prefeitura municipal. Veja as fotos da comemoração.

.

Compartilhe

Deixe seu comentário