Valença do Piauí, 15 de out, 2021

Vereadores aprovam criação de 3 secretarias em Valença

O polêmico projeto que aumenta 3 secretarias na administração pública de Valença do Piauí foi aprovado pela Câmara Municipal na última sexta-feira (10).

Em uma votação polêmica, a grande maioria dos vereadores, todos da base da prefeita Ceiça Dias (PTC), votou pela aprovação do projeto, que cria a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Comunicação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mesmo após os vereadores Íris Moreira (PP) e Rubens Alencar (PMDB) pedirem vistas do processo.

O pedido de vistas é possível e um recurso bastante utilizado por parlamentares para se analisar melhor o conteúdo dos projetos adiando, portanto, sua votação. O projeto de lei tramitava nas comissões da Câmara de Valença desde o último dia 27 de janeiro e altera a Lei nº 1.123/2009 desmembrando a parte de esporte e lazer da Secretaria de Cultura, a de meio ambiente da Secretaria de Agricultura e criado a Secretaria de Comunicação.

Durante a votação um grupo de manifestantes ocupou o plenário da câmara, mas a manifestação não conseguiu barrar a aprovação do projeto. Houve um princípio de tensão durante os trabalhos e os vereadores de oposição Íris Moreira (PP) e Rubens Alencar (PMDB) se retiraram da sessão.

O projeto aprovado pelos vereadores cria ainda o cargo de tesoureiro da Secretaria Municipal de Finanças e onera os cofres públicos em mais 4 novos cargos, já que o mesmo texto extingue 3 cargos comissionados de chefia. O projeto aprovado pelos vereadores de Valença também permite a prefeita Ceiça Dias de custear os novos cargos com recursos do município, mas não especifica de que áreas.

O ato da atual gestão vai de encontro à tendência nacional de redução de gastos das administrações, já que em grande maioria dos municípios prefeitos estão extinguindo e agregando secretarias com a finalidade de reduzir custos.

Os vereadores de oposição afirmaram que vão acionar o Ministério Público em Valença para tentar barrar a sansão do projeto. Segundo eles, o pedido de vistas solicitado em sessão não foi respeitado pela mesa diretora da casa.

Fonte: 45graus

3 Comentários

João Raimundo

“E pega fogo o Cabaré” estão vendo aí população de VALENÇA a mulecagem que esses vereadores de situação estão fazendo?
Enquanto a VEREADORA FRANCISCA ÍRIS renunciou de sua remuneração, que no BRASIL só conheço dois casos desse… o outro VEREADOR quê também renunciou todo os seus benefícios é o senhor JORGE KAJURU aquele dos programas de esporte hj vereador pela a cidade de GOIÂNIA capital do GOIÁS ele também renunciou de todos os seus benefícios ele foi de tudo mesmo até a gasolina ele doou para instituições de caridade… Enquanto o PREFEITO de SUSSUAPARA o SENHOR EDVARTON mais conhecido como “PÉ TROCADO” reduziu o seu salário de prefeito o do seu VICE e de todos os secretariados, vem a cidade de Valença criar mais gastos com novas secretárias um absurdo!!!
O PAÍS passando por dificuldades financeiras algumas prefeituras esbanjando riquezas!!! Sinceramente um absurdo onde está a mentalidade destes vereadores de situação??? Será se estão pensando no próprio bolso??? Será que aprovando um absurdo desse eles estão pensando na cidade e na população??? Vou convocar toda a população Valenciana quê é contra um absurdo desse pra irmos protestar na Câmara Municipal na próxima sessão vamos nos manifestar que só assim podemos impedir esta barbaridade!!! É uma vergonha pra VALENÇA ser uma cidade pequena com mais secretárias do quê as cidades grandes!!! Mais seu NONATINHO, seu BENONI, dona FÁTIMA DO CAETANO, dona ARIANA, seu STENIO, seu LELIVAN traidor, seu LUCIVALDO, seu RAIONARDO,e seu RENATO vcs aguarde por quê espera vcs na próxima eleição!!! tenho certeza quê na proxima ELEIÇÃO esta camara se renovara novamente… da penúltima pra última eleição só se reelegeram 3, vc presidente da Câmara NONATINHO, BENONI E LUCIVALDO… foi o troco quê o povo deu nus demais e nesta Câmara agora talvez só fiquem 2… aguarde e verão…. vamos pra ruas quem gosta de VALENÇA, vamos nos manifestar… na proxima sessão há estão convidados pessoal…

13 fev, 2017 Responder

Antonio Filho

9 traidores do POVO!

14 fev, 2017 Responder

galvão

Manda que pode,obedece quem tem juízo!

14 fev, 2017 Responder