Valença do Piauí, 09 de dez, 2021

Vereadores querem mudar dia das sessões em Valença. Veja detalhes

Vereadores de Valença
Vereadores de Valença

Tramita nas comissões do Legislativo Municipal uma Emenda Modificativa ao Regimento Interno que tem por objetivo mudar o dia das sessões ordinárias no Poder Legislativa realizada às segundas-feiras, sempre às 20h. Pela proposta, a sessão voltaria a ser realizada às sextas-feiras no mesmo horário. A justificativa da mudança seria para aumentar a participação popular nas sessões, coincidentemente o mesmo argumento utilizado anos atrás para tirar as sessões das sextas-feiras.

Na época se pregava que a realização das sessões as sextas-feiras não tinha um bom público porque as pessoas tinham outras opções no fim de semana. A mudança foi aprovada de sexta para segunda-feira no dia 20 de março de 2009 por decisão unânime dos vereadores da época, entre eles Joaquim Filho, Ielva Melão e Valdefran Vieira que foram reeleitos, bem como a intermediadora da mudança a vereadora licenciada Ceiça Dias que na época defendia a mudança pela agenda do final de semana e pelo fato de todos os vereadores residirem em Valença.

A mudança não é consenso entre os vereadores, uma vez, que alguns afirmam que a mudança visa apenas interesses e conveniências pessoais e não por causa da baixa participação popular, uma vez que já se mudou da sexta para segunda exatamente pela pouca participação.

Em 2012, a mesa diretora da câmara tentou sem sucesso a transmissão das sessões pela emissora local. O problema foi que a emissora mesmo sendo comunitária cobrou um preço considerado abusivo pela presidência da casa que ameaçou entrar na justiça contra a emissora, mas nada foi feito.

4 Comentários

Marina Rodrigues

Alguém ai tem alguma duvida sobre a aprovação para beneficiar os colegas. Os vereadores deveriam era fazer um projeto para diminuir para cinco o numero de vereadores pois tem vereador que a gente nem sabe que foi eleito pela inércia do mandato.

06 fev, 2014 Responder

Pedro Junior

É verdade Marina se vc tentar relacionar os vereadores de Valença talvez não saia cinco nomes. Mudar a sessão é…..transmitir a sessão pela radio seria a melhor opção apesar de que vai ter vereador que vai continuar sem aparecer

06 fev, 2014 Responder

caatinginha da silva morto

A melhor coisa que eles deveriam fazer, era reduzir drasticamente seus subsídios, e também diminuir a quantidade de edís, passando dos atuais 11(onze) para no máximo 3 (três), e aumentar para seis por semana as seções, onde hoje é apenas uma.

07 fev, 2014 Responder

Erivan Miranda

Toda regre tem exceção, claro.Mas façamos uma única pergunta:O que realmente fazem a maioria dos vereadores de nossa cidade?Não é difícil responder, ou é!!!

10 fev, 2014 Responder