Portal V1

Francisca Iris elege saúde como prioridade na câmara

07/10/2016
Ineide Lima Verde, José Valmir, Carlos José e Francisca Iris

Ineide Lima Verde, José Valmir, Carlos José e Francisca Iris

Em entrevista nesta quinta-feira (6), a vereadora eleita Francisca Iris (PP), a mais votada nas eleições do ultimo domingo (2) elegeu a saúde como prioridade. “Vou brigar muito pela saúde de Valença, é uma das minhas principais bandeiras” afirmou.

Sobre os 899 votos ela disse que a votação expressiva aumentará sua responsabilidade com a cidade. “A responsabilidade dessa quantidade de votos em Valença me deixa um peso muito grande, peso de trabalhar de andar, e é nisso que foi pautada minha eleição. Pé no chão, visitando casa a casa, olhando no olho da população e dizendo a ele que a política vai voltar a ser daquela que o político é junto do povo” disse.

Francisca Iris que já exerceu cargos importantes como as secretarias de saúde, educação e gerente regional de educação retorna a cadeira que já foi ocupada por sua mãe Ineide Lima Verde que chegou ao cargo máximo de presidente da casa. A eleição para o parlamento municipal deve ser comemorada pela nova parlamentar e seu esposo o empresário Carlos José, tendo em vista as dificuldades impostas por sua coligação para conquista a vaga.

Apesar de liderar desde o começo da apuração, a vaga só foi conquistada aos 98% da apuração. O problema é que a coligação da vereadora (liderada pelo vereador Getúlio Gomes) apresentou apenas três candidatos, o que impôs um esforço extra para conquista a vaga devido ao coeficiente eleitoral, ou seja, por terem uma coligação com vários nomes os outros candidatos foram eleitos com menos da metade dos votos obtidos pela vereadora.

A vereadora eleita Ariane Rosa, por exemplo, a sexta mais votada, obteve 490 votos e a ultima vaga obtida pelo bancário Rayonardo Mendes precisou de apenas 264 votos devido ao desempenho de sua coligação que tinha 20 candidatos.

O Brasil adota o sistema proporcional, onde as vagas nas câmaras são distribuídas a partir dos votos obtidos pelas coligações ou partidos. Ou seja: é a soma de votos de todos os candidatos de cada coligação ou partido que vai determinar quantos vereadores daquele grupo serão eleitos. Seus colegas de coligação somaram juntos 133 votos, sendo 88 da professora Iara e 45 do candidato Zé Gatinha.

Compartilhe

1 Comentário

  1. EDNALDO G. DA S. ARAÚJO em 13/10/2016 às 15:31

    Parabens pela expressiva votaçao,apesar de estar longe procuro sempre acompanhar a situaçâo política desse município que tanto sofreu e sofre com os mais diversos desmandos, acredito que a população tenha visto em voce a possibilidade de conquistar aliados e melhorar a situação dos menos favorecidos pois esses é que realmente precisam de projetos voltados para que tenham uma vida mais digna. “EDUCAÇAO E SAÚDE BASE DE UM PAÍS LIMPO”

Deixe seu comentário